Sede da Casa do Educador

Abertura de concurso público para requalificação da sede social da Casa do Educador, na Freguesia de Amora, obra vai potenciar desenvolvimento da instituição...

Foi aprovada em reunião de câmara, de 12 de março, a abertura do concurso público para a empreitada de reformulação e adaptação do edifício da Casa do Educador, um edifício municipal situado na Rua Conselheiro Custódio Borja, na freguesia de Amora.

O edifício novecentista é constituído por dois pisos e águas furtadas. Atualmente, a Casa do Educador ocupa apenas o rés do chão.

A intervenção que agora se pretende efetuar incide predominantemente no piso superior e nas águas furtadas. Serão criadas paredes divisórias, destinadas a individualizar os espaços onde se irão realizar atividades.

De forma a garantir boa acessibilidade aos utilizadores, será instalado um elevador externo para evitar a redução, quer em número, quer em área, dos espaços úteis existentes.

O estado de conservação de pavimentos, paredes e tetos implica a sua reparação e pintura. Tal como sucedeu no piso inferior, proceder-se-á à renovação da instalação elétrica, à instalação de redes de segurança integrada e comunicações (voz e dados), à revisão da canalização de água existente e instalação de nova canalização se necessário e o mesmo relativamente à rede de esgotos domésticos.

Para a cobertura, está prevista a reparação do respetivo forro, a colocação de isolamento térmico e acústico e a aplicação de barreira impermeável entre a telha e o referido isolamento.

Uma vez que se verificou a deterioração de rebocos e pinturas de um número significativo de paredes do piso térreo, vai-se proceder também aí a uma intervenção que consistirá na aplicação de painéis de revestimento.

Espaço exterior

A requalificação do espaço exterior do edifício também está prevista, nomeadamente o logradouro, criando as condições para uma melhor utilização e vivência do espaço. Assim, para a atual zona de estadia está projetada a instalação de uma estrutura metálica tipo pérgula, afastada das paredes do edifício (antigo), e que em vez de ensombramento, que já é providenciado pelo próprio edifício, terá placas de policarbonato compacto transparente, permitindo a entrada da luz mas não da chuva. O espaço será ainda arborizado com pequenas árvores que trarão cor e poderão ensombrar a zona de estadia central.

O jardim apenas terá árvores, arbustos e herbáceas. Toda a proposta visa qualificar o espaço, tendo em atenção a minimização dos custos de intervenção e futura manutenção, assim como o aproveitamento dos elementos e infra-estruturas já existentes.

Casa do Educador

Em 2002, o edifício municipal na rua Conselheiro Custódio Borja foi cedido pela Câmara Municipal do Seixal à Associação de Profissionais da Educação para a Casa do Educador do Seixal (CES).

A Casa do Educador do Seixal desenvolve atividades de convívio, lazer e ocupação dos tempos livres, dinamiza e apoia ações que visam promover as competências culturais, científicas, técnicas e artísticas dos seus associados, realizando projetos de educação e formação que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvente. Promove também o projeto CESVIVER, de solidariedade com pessoas em solidão e dependência, através de voluntários, e a UNISSEIXAL (Universidade Sénior do Seixal) desde 2007, que conta com mais de 600 alunos inscritos.