Imaginação sem limites no Carnaval de Amora

Um mundo de fantasia invadiu no dia 13 de fevereiro a Freguesia de Amora. No desfile de Carnaval, que este ano rumou para outras paragens, junto ao Parque Urbano das Paivas, não faltaram fadas, palhaços, bruxas, princesas e reis, mas também espantalhos, super-heróis, índios e cowboys, com histórias de encantar, que levaram a imaginação para terras longínquas, onde o real se confundiu com o imaginário. Ali, ao ritmo de sons quentes e animados, numa manhã onde o sol também marcou presença, estiveram ainda mensagens ecológicas, de cidadania e de multiculturalidade, de quem está a crescer e a formar-se.

Foram milhares de crianças do ensino básico e dos jardins de infância da Freguesia que, acompanhados pelos seus professores e educadores, mostraram, com os seus fatos que surpreenderam pela criatividade, ser possível um mundo melhor, mais alegre, de amizade e de solidariedade.

No final teve lugar um espetáculo, proporcionado por HC, que animou ainda mais o espaço, com danças e coreografias que todos conheciam. Este ano o desfile de Carnaval contou com a presença de Joaquim Santos, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, que, àqueles milhares de pessoas, deu a conhecer que nas freguesias concelho «mais de 3800 crianças da rede pública, e muitas outras da rede privada e de instituições sociais, estão a festejar o Carnaval».

Também Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora, acompanhado pelo restante Executivo, recebeu um forte aplauso daquele mar de gente, principalmente quando agradeceu a presença de «todas as escolas, colégios, externatos, instituições, neste grande Carnaval». «É de reconhecer o esforço que todos fizeram para que, de facto, este desfile pudesse ter a grandeza e a beleza que constatamos, nesta bela manhã, neste maravilhoso Parque Urbano das Paivas», afirmou, valorizando, «num momento de grandes dificuldades, haver pessoas que se empenham para tornar este Carnaval uma realidade. É preciso gostar muito da Escola Pública, da Educação, e, sobretudo, destas crianças.»

Este ano participaram a EB1/JI Quinta das Inglesinhas, a EB1/JI Infante D. Augusto, a EB1/JI Quinta da Medideira, o JI da EB1 da Quinta da Princesa, a EB1/JI do Fogueteiro, a EB1 Quinta do Conde de Portalegre, o JI Quinta do Conde de Portalegre, a EB1 das Paivas, a EB1/JI Quinta das Sementes, a EB1/JI Quinta de Santo António, o CAPA/Caracol, o Colégio «As Joaninhas», o JI «A Palmeira», o Infantário «Sol da Primavera», o JI «Casinha das Surpresas», o Colégio «Espaço Júnior», a CRIAR-T, o Externato «Viváfesta», o Colégio «Chave Mágica» e o Externato «Helguinha». O desfile contou ainda com a participação da ARIFA, da AURPIA e da ARPIF.

Ver vídeo >>>