Projeto Hortas Pedagógicas em todas as escolas da Freguesia

A Junta de Freguesia de Amora em colaboração com as Escolas Básicas da Freguesia em 2012 recupera o projeto das Hortas Pedagógicas. No inicio do ano letivo 2014/15 todas as escolas têm uma horta funcional e preparada para executar a sua função pedagógica.

Em 2012, na sequencia de uma grande intervenção, por parte da Junta, na requalificação do exterior da EB1 de Medideira, recuperou-se o projeto:

- Assim, aproveitando as máquinas, lavrou-se e estrumou-se a terra dos dois canteiros ai existentes e de acordo com as Professoras responsáveis, promoveu-se uma ação de plantação de varias árvores de fruto (oliveira, laranjeira, tangerineira, limoeiro, damasqueiro, marmeleiro, loureiro, etc) num dos canteiros, no outro foi feita sementeira e plantação de diversas hortaliças com a participação muito ativa das crianças que bem poderão vir a ser os nossos futuros agricultores.

Dado o sucesso, outras escolas pediram a intervenção da Junta para ativarem e criarem também as suas hortas e pomares.

A Junta, sempre atenta às necessidades e disponível para as parcerias, reuniu com responsáveis das escolas que manifestaram interesse em dar continuidade ao projeto.

Em 2013, criou-se e adequou-se espaços em várias escolas:

- Na EB1 Quinta das Sementes, após preparação da terra, foram plantadas diversas árvores de fruto (oliveira, laranjeira, tangerineira, limoeiro, marmeleiro, loureiro, etc) e feita sementeira e plantação de hortaliças diversas.

- Na EB1 Infante D. Augusto foi plantado um limoeiro, replantada uma laranjeira, sementeira e plantação de hortaliças diversas.

- Na EB1 Foros de Amora requalificação, alargamento e colocação de rede para vedação do espaço para horta. (Colocação de cancela em outubro de 2014).

- Na EB1 Quinta de S. António, colocação de rede para vedação do espaço da horta.

- Na EB1 das Paivas, foi plantada uma oliveira e transplantadas algumas árvores tendo em vista o novo enquadramento do espaço destinado a horta onde foram feitas plantações de várias hortaliças e sementeiras diversas.

Em 2014, após visita às escolas e dado que as professoras/coordenadoras continuaram a manifestar grande interesse na continuidade do trabalho que, com sucesso, tem vindo a ser feito desde 2012, reiniciemos os trabalhos nomeadamente:

- Limpeza dos espaços destinados às hortas e envolventes das mesmas.

- Preparação da terra através de mistura de composto orgânico, lavrar e nivelar a mesma para se proceder a plantações e sementeiras diversas de acordo com o tempo e época.

- De realçar que na EB1 de Amora, EB1 da quinta das Inglesinhas, EB1 Quinta da Princesa e EB1 do Fogueteiro, foram criadas e adequadas as condições necessárias e à presente data 24 de outubro de 2014 tem também os seus espaços preparados para as plantações e sementeiras da época.

- Destas últimas, destacava a EB1 do Fogueteiro que logo na preparação do terreno, os alunos, juntaram-se aos adultos e com muito empenho e atitude ombrearam lado a lado na jornada de trabalho. Deixando-nos assim antever a continuidade do sucesso.

A recetividade das crianças tem sido excelente e superadas todas as expectativas, em especial na interação das plantações e sementeiras!

No tratamento continuado, tem-nos sido relatado o zelo com que as crianças continuam a cuidar das suas hortas, devidamente coordenadas pelos seus responsáveis!

À presente data, todas as Escolas Básicas da Freguesia estão envolvidas no projeto por isso sabemos que não vai ser fácil dar resposta pronta, mas aceitamos o desafio.

Continuamos recetivos para analisar as solicitações que nos continuem a chegar e assim darmos a resposta possível.