Desfile de Carnaval Escolas 2014

2600 de crianças desfilaram no dia 28 de fevereiro na Freguesia de Amora, entre a Piscina Municipal e o Pavilhão da Escola Básica Pedro Eanes Lobato.

Durante o percurso, pela Avenida Marcos Portugal, estavam os pais, a família e os amigos dos mascarados, que não quiseram perder a oportunidade de ver um mundo de imaginação, cor e alegria.

Em destaque, nas fantasias, feitas em materiais recicláveis - com a ajuda dos professores e dos auxiliares de educação -, estiveram os alimentos, numa referência às hortas pedagógicas que, um pouco por todas as escolas, começam a «crescer» na Freguesia, e que, por iniciativa da Junta de Amora, visam desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas.

Mensagem de grande importância, trazida pelos alunos, foi também a de necessidade de «proteger a água», que, segundo as pequenas «gotinhas», é um «direito e dever» de todos.

Nesta grande iniciativa cultural, promovida pela Junta de Freguesia de Amora, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, estiveram ainda muitos palhaços, príncipes e princesas, cruzados, enfermeiras, espanholas, piratas, minhotas, pássaros de mil cores, entre outros disfarces, que não ocultavam o sorriso de todos quantos ali estiveram.

Presente esteve ainda a Picolé, personagem criada pela atriz Ana Paula Mota, que acompanhou o desfile do início ao fim, e no Pavilhão realizou um pequeno espetáculo que encheu os corações das crianças, com as suas «palhaçadas».

Quase a terminar interveio Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, que se fez acompanhar por todo o Executivo, e Vanessa Silva, vereadora na Câmara Municipal do Seixal. Manuel Araújo que agradeceu a presença de todos no desfile de Carnaval, em particular aos alunos, aos encarregados de educação, às associações de pais, aos professores e aos auxiliares de educação. Deixou ainda uma palavra de apreço «aos muitos colégios particulares que se associaram a esta festa», às associações de reformados da Freguesia, assim como à Polícia de Segurança Pública e aos Bombeiros Mistos de Amora.

No desfile participaram as escolas EB1 / JI Infante D. Augusto; EB1 Paivas; EB1 / JI Qt.ª de St.º António; EB1 Amora; EB1 / JI Qt.ª Medideira; EB1 / JI Foros de Amora; EB1 / JI Fogueteiro; EB1 / JI Qt.ª das Sementes; EB1 Qt.ª do Conde de Protalegre; JI Qt.ª do Conde de Portalegre; JI «A Palmeira»; Colégio «As Joaninhas»; CAPA e Caracol; Externato «Sol Nascente»; Externato «Aladino»; Infantário «Sol da Primavera»; JI «Casinha das Surpresas»; Colégio «Espaço Júnior»; CRIAR-T; Externato «Helguinha», assim como as associações de reformados da Freguesia.