Apoiar as hortas pedagógicas e cultivar o futuro

Porque o contacto com a natureza representa um papel de extrema importância na sociedade onde vivemos, a Junta de Amora está a incentivar e ajudar as escolas da Freguesia a construírem hortas pedagógicas, que têm como objetivo desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem, promover a responsabilização das crianças, experimentar outras formas de aprendizagem e fomentar a observação e investigação do desenvolvimento das sementes e das plantas.

Desta forma, contribuiu-se para uma maior consciência ambiental de todos e para o desenvolvimento pessoal das crianças, que aprendem a semear, plantar, mondar, regar e colher os produtos.

Este projeto materializou-se em 2012 na EB da Medideira, por ocasião de uma intervenção de requalificação, por parte da Junta de Freguesia de Amora, do espaço exterior desta escola. Depois de lavradas e de estrumadas as terras, promoveu-se à plantação de várias árvores de fruto (oliveira, laranjeira, tangerineira, limoeiro, damasqueiro, marmeleiro, loureiro, etc.) num dos canteiros. Num outro espaço foi feita a sementeira e plantação de diversas hortaliças, que contou com a ajuda e participação dos alunos, que poderão bem, ser os nossos futuros agricultores.

Dado este sucesso, outras escolas pediram a intervenção da Junta de Freguesia de Amora para criarem também as suas hotas e pomares, o que acabou por vir a acontecer em 2013 na EB1 Quinta das Sementes, na EB Infante D. Augusto, na EB dos Foros de Amora e na EB da Quinta de S. António.