História do Clube Recreativo da Cruz de Pau em livro

«Interessei-me por escrever este livro porque nasci praticamente na rua e na altura em que o Clube nasceu. Achei que seria bom que as gerações vindouras ficassem a saber o que foi e o que é actualmente o Clube Recreativo da Cruz de Pau (CRCP)», afirmou, na ocasião, Alfredo Luís, que situa o livro na área do Associativismo Cultural, «com nuances de investigação», e da Antropologia Social.
«O livro fala-nos da história da Cruz de Pau, de como, em meados do século XX, viviam as crianças e os adultos, como era o espaço urbano/rural da Cruz de Pau e como esta localidade cresceu, se transfigurou e cresceu em termos populacionais», descreveu o autor, acrescentando: «conta-nos, de igual forma, como são as actuais actividades e prevê o futuro numa sociedade virada para o individualismo e sem vocação associativa».
Esta iniciativa, que se realizou no auditório da colectividade visada, contou ainda com a intervenção de Vítor Gonçalves, presidente da Assembleia-Geral do Clube, que salientou a importância deste trabalho «para a vida cultural da colectividade». «O lançamento de um livro que evoca a história do CRCP e da localidade que lhe deu nome é um acto arrojado, porque fazer história é sempre controverso. É importante ter uma referência de um autor da terra, que alia a história do clube com o meio onde está inserido», salientou, valorizando as «pessoas» e a «população que ao longo dos anos tem acarinhado esta colectividade».
Por seu lado Júlio Marquês, presidente da Direcção do CRCP, antes de ler o prefácio da obra ali apresentada, lembrou que aquele livro «já tem cerca de 12 anos, desde que a ideia começou a germinar na cabeça de algumas pessoas da nossa terra». «Esta é uma mais valia para a Cruz de Pau, para o nosso concelho e para o nosso clube», adiantou.
De seguida, Odete Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Amora, que apoiou desde o início aquele projecto, desafiou Alfredo Luís «a continuar a escrever sobre a história da Cruz de Pau». «Este é um dia muito feliz para todos, principalmente para a população, para os sócios e para o CRCP. É bom que todos saibam como começou esta colectividade e como, ao longo destes 55 anos, se tornou nada vez melhor», referiu a autarca.
Joaquim Tavares, vereador na Câmara Municipal do Seixal, deu os parabéns a Alfredo Luís e à Direcção do CRCP por aquele livro. «Fica registado, para a memória colectiva, um conjunto de informações que se perderiam no tempo», frisou o autarca.
A sessão contou ainda com a intervenção de Guilhermina Gomes, presidente da Fundação do Círculo de Leitores e residente na Cruz de Pau, que recordou os tempos em que era criança.