Serrado estreia-se como palco de prova de BTT XCO

No passado fim de semana, o Serrado foi palco de uma emocionante prova do Campeonato Regional de BTT XCO, uma competição que reuniu cerca de 200 participantes num evento desportivo de elevada adrenalina. Organizado no âmbito do Desporto Escolar, pela Delegação de Setúbal, o evento foi uma verdadeira celebração da paixão pelo ciclismo de montanha, onde os competidores enfrentaram desafios emocionantes e percorreram trilhos desafiadores.

É a segunda vez que a freguesia recebe esta competição, sendo o Parque Municipal do Serrado a primeira vez que foi escolhido para ser palco desta prova – apesar do historial de recepção de outros desportos onde os trilhos naturais são essenciais.

“O sucesso do BTT XCO no Serrado foi um sinal claro do potencial deste espaço para se tornar o epicentro das atividades desportivas da freguesia. Com as suas qualidades naturais e infraestruturas adequadas, o Serrado revelou-se o local ideal para a prática de desportos ao ar livre, proporcionando experiências únicas aos participantes e espectadores”, garante Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Este evento desportivo é apenas um dos muitos passos que têm vindo a ser encetados pelo Executivo da Junta de Freguesia de Amora no que ao Desporto e dinâmicas para uma comunidade mais activa e saudável, diz respeito.

O sucesso do BTT XCO junta-se ao reconhecimento que o local já recebeu ao sediar o projeto desportivo e animação do Espaço Público “Mexe-t'Amora”, demonstrando o seu potencial para acolher uma variedade de atividades desportivas.

BTT XCO: o que é?

A primeira competição de bicicleta de montanha foi realizada na Califórnia (EUA), no início da década de 1980. Desde aí que a disciplina teve um rápido crescimento, em todos os aspetos. Os primeiros Campeonatos do Mundo foram oficialmente reconhecidos na UCI no ano de 1990. A Taça do Mundo começou a realizar-se no ano seguinte.

A vertente Cross Country Olímpico (XCO)

É uma modalidade olímpica.

As provas de XCO são realizadas em circuitos ondulados e variados, incluindo descidas técnicas, caminhos pelo meio da floresta, terreno rochoso e vários obstáculos. São circuitos com um perímetro de 4 a 6 quilómetros. A corrida varia entre 1h20 e 1h40, dependendo da categoria.

Tags :