Mariana Machado arrecada terceiro título de Campeã Nacional de Corta Mato

Mariana Machado, atleta do Sporting de Braga, conquistou hoje (26 Novembro) o título de Campeã Nacional de Corta-Mato longo pela terceira vez consecutiva, ao vencer a 100.ª edição dos campeonatos realizados na Amora, completando o percurso de aproximadamente oito quilómetros em 24.24 minutos.

A jovem bracarense de 23 anos superou no histórico a sua mãe, Albertina Machado, que possui dois títulos na modalidade. Mariana Machado deixou para trás a queniana Fancy Cherono (Sporting), segunda classificada a cinco segundos, e a espanhola Ester Navarrete (Sporting de Braga), que conquistou a terceira posição a seis segundos da vencedora.

Coletivamente, o Sporting de Braga venceu a classificação absoluta feminina, e o Sporting, repetiu a posição alcançada anteriormente na competição masculina, com 33 pontos, superando os 13 pontos do Benfica.

No setor masculino, Etson Barros (Benfica) conquistou os títulos de campeão em absolutos e sub-23, completando o percurso em 26.56 minutos. O atleta de 22 anos sucedeu a Samuel Barata, seu companheiro de equipa ausente nesta edição para se preparar para a Maratona de Valência, em Espanha.

Antes das provas de absolutos e sub-23, foram disputados os títulos nacionais de sub-20, com Lourenço Rodrigues (Juventude Ilha Verde) e Diana Fernandes (Feirense) a sagrarem-se como vencedores; e sub-18, com Manuel Santos (Gira Sol) e Lara Costa (Várzea) a conquistarem os títulos.

As competições absolutas foram precedidas por uma homenagem aos campeões nacionais de corta-mato, contando com a presença de ex-atletas notáveis como Carlos Lopes, Rosa Mota, Domingos Castro, Paulo Guerra, Carla Sacramento, Fernanda Ribeiro, Joaquim Ferreira, Filomena Vieira Carvalho, entre muitas outras estrelas.

Para Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora, “receber esta competição tem sido uma honra que ganha outra dimensão com a presença dos grandes nomes do Atletismo que, com a sua humildade, transportaram o nome de Portugal além fronteiras e ainda hoje fazem parte das lendas vivas do Atletismo, nomeadamente, do Corta Mato. Aqui na Amora, esta é uma modalidade que tem tradição e ver a nossa cidade a ser o local de eleição para assinalar os 100 anos de competição nacional foi um orgulho imenso”.

Consulte os resultados aqui.