Campeões históricos do Corta Mato reunidos na Amora

No próximo dia 26 de novembro, a cidade de Amora vai receber o “momento dos Campeões”, onde vão participar os grandes nomes do Atletismo Nacional, no âmbito da celebração da 100ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato.

Carlos Lopes, Joaquim Ferreira, Rosa Mota e Filomena Vieira Carvalho, são nomes reconhecidos por qualquer geração e que fizeram (e fazem) história no corta-mato em Portugal. Juntos, esses notáveis atletas acumulam um impressionante total de 20 títulos, destacando-se como verdadeiras lendas do desporto no país (e além fronteiras).

O "Momento dos Campeões", incluído no programa da 100ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato e que ocorrerá no meio do programa competitivo, vai prestar homenagem a estes e outros grandes nomes do Atletismo em Portugal e aos que têm ajudado na dinamização da prática do desporto em Portugal.

Antes da principal prova masculina, esses lendários atletas vão correr simbolicamente uma curta distância, cruzando a meta oficial do percurso que celebra 100 anos destes campeonatos em Portugal.

Além dos campeões já mencionados, outros nomes ilustres do atletismo português estarão presentes para celebrar esta data marcante. Entre as campeãs femininas, destacam-se Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha, Albertina Dias, Albertina Machado, Manuela Simões e a atual campeã, Mariana Machado. No cenário masculino, atletas como Domingos Castro, Paulo Guerra, Fernando Silva, Rui Pedro Silva, Rui Pinto, Nelson Cruz e Rui Teixeira também se juntarão à celebração.

O evento reconhece não apenas a excelência atlética desses campeões, mas também presta homenagem aos treinadores que desempenharam um papel crucial em suas carreiras. Entre os treinadores notáveis presentes ou mencionados estão Maria do Sameiro Araújo, Fonseca e Costa, Rafael Marques, Lara Ramos, Alfredo Pinheiro, Mário Cunha, José Pedrosa e Pedro Pessoa.

Este Momento dos Campeões promete ser uma reunião emocionante de talento, experiência e paixão pelo atletismo, proporcionando aos fãs uma oportunidade única de testemunhar a grandeza desses ícones do Corta-mato Nacional.