Dia Mundial da Coluna: boa postura é meio caminho para boa saúde

A 16 de Outubro assinala-se a nível mundial o dia da Coluna. No âmbito de um desafio da Unidade de Reabilitação de Neurocirurgia do Hospital Garcia de Orta surgiu a ideia de alertar para os problemas da coluna com aulas de Pilates. A Junta de Freguesia de Amora foi um dos parceiros desta iniciativa e deixamos alguns conselhos práticos para uma melhor saúde da sua coluna.

“As doenças da coluna são uma das principais causas da absentismo no trabalho e são um problema sério, por isso, toda e qualquer iniciativa que promova a saúde e o bem-estar de uma forma geral terá sempre o apoio da autarquia”, quem o garante é Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora que marcou presença na aula que decorreu no dia 22 de Outubro, na SFOA.

Na aula cerca de 30 alunas de Pilates acompanhadas pela instrutora Cátia Ferreira, e uma equipa constituída por elementos da Unidade de Enfermagem de Reabilitação de Neurocirurgia do Hospital Garcia de Orta, mostraram os benefícios do Pilates, de uma boa postura e de um estilo de vida saudável para manter o bom estado da coluna (e não só).

“Cerca de 90% das pessoas que recorrem às urgências com situações de dores na coluna, são devido a má postura e não necessariamente situações que requerem intervenção da Neurocirurgia. Mas as pessoas precisam de uma resposta efetiva. Por isso, por forma a aliviar os serviços dessa pressão há que criar literacia para o assunto e munir as pessoas das ferramentas necessárias para prevenir”. É o que a experiência de Maria Leonor Monteiro, enfermeira-chefe de Reabilitação, diz.

Uma dessas ferramentas é o recurso a Pilates. “Todos os instrutores de Pilates, seja qual for a vertente, tem na sua formação uma área que fala das patologias e dos exercícios adaptados para cada uma delas e têm isso em consideração quando alguém se inicia nesta modalidade”. Por isso, garante Cátia Ferreira (instrutora de Pilates) a prática deste desporto está direcionado “para todos” e é uma “ferramenta fundamental para garantir uma boa saúde da coluna”.

Conselhos Práticos:

Exercício Físico: Mexa-se ou procure fazê-lo pelo menos 30 minutos 3 vezes por semana. O sedentarismo é uma das causas do aumento do risco de sentir dores nas costas. Caminhadas, andar de bicicleta, nadar, Pilates, Yoga, são algumas das atividades que pode fazer sem impacto para a coluna.

Alongue-se: Passamos grande dos dias sentados a uma secretária. Fazer exercícios de alongamento reduz o risco de tensão muscular, ajuda a manter a função articular. De 30 em 30 minutos, levante-se da sua cadeira e faça alguns exercícios de alongamento.

Boa postura: No trabalho, nas atividades domésticas, a conduzir, etc, a postura adequada ajuda a reduzir pressão na região lombar (costas) e cervical (pescoço), evitando as dores. Também quando dorme, a postura é importante: deite-se de lado com uma almofada na cabeça e outra entre as pernas para que a coluna fique devidamente alinhada.
Dieta saudável: Uma dieta equilibrada ajudam na manutenção do peso ideal e a prevenir a obesidade – que é um factor de risco para dores nas costas.

Cuidado ao levantar e ao carregar peso: Dobre os joelhos e use a força das pernas para se levantar e não as costas para fazer esse movimento. Desta forma garante que não sobrecarrega as costas e logo evita dores ou lesões graves.