A correr ou a caminhar pelo Hospital do Seixal

A Câmara Municipal do Seixal lança o desafio à população em geral para, a caminhar ou correr, se reivindique a construção do Hospital no Concelho do Seixal. O evento acontece dia 3 de Junho, às 20h30.

"A correr ou a caminhar, vamos estar todos juntos pelo Hospital do Seixal!", é desta forma original que o Município do Seixal desafia a população para reivindicar um direito com mais de duas décadas.

A construção do Hospital do Seixal, no distrito de Setúbal, já foi objeto de um protocolo entre o Estado e a Câmara Municipal do Seixal, em 2009, com inauguração prevista da unidade de saúde para 2012.
Contudo, só em 2018 houve de novo 'luz verde' do Governo para avançar com o futuro Hospital do Seixal, com um custo estimado de 25 milhões de euros, mas o concurso público para a conceção e projeto ficou parado devido a questões jurídicas.

Em Março deste ano, no decorrer de uma visita ao hospital Garcia de Orta, em Almada, o ministro da Saúde referiu que o concurso para a construção do hospital de proximidade do Seixal deveria ser lançado no último trimestre deste ano ou no inicio de 2024, classificando-o como um equipamento necessário.

A construção deste equipamento contribuirá para a diminuição significativa da pressão exercida sobre o Hospital Garcia de Orta - unidade de referência que serve uma população estimada em cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal.

A caminhada tem um percurso com três quilómetros, enquanto o da corrida é de cinco quilómetros, estando o ponto de encontro marcado para o Parque Urbano da Quinta dos Franceses

Embora a participação seja gratuita, a organização aconselha que seja feita inscrição prévia.