Pedrogão Triatlo sagra-se grande vencedor da 10ª edição do Triatlo de Amora

Pedrogão Triatlo, Sport Lisboa e Benfica e Alhandra Sporting Club foram os clubes que subiram ao pódio da 10ª Edição do Triatlo Jovem de Amora, que decorreu na marginal da cidade no dia 30 de Julho.

Na zona ribeirinha de Amora, a movimentação começou cedo – apesar das provas deste ano terem o seu início agendado para as 15h30. Pelo relvado, atletas e famílias faziam a festa antes da competição: uma paisagem habitual nas provas da modalidade em que os mais novos competem e uma tradição que foi interrompida pelo estado pandémico dos últimos dois anos.

Aos cerca de 400 atletas, divididos nos escalões de benjamins, infantis e iniciados do Campeonato Nacional Jovem de Cubes e do Campeonato Nacional de Juvenis, esperavam temperaturas de 31ºC ao ar e 28ºC em água – sob as quais nadaram, correram e pedalaram.

Nos Benjamins Femininos, a grande vencedora foi Leonor Jorge (Pedrogão Triatlo), seguida pela colega de equipa Beatriz Pinto, tendo 3º lugar ficado pela atleta não federada Carlota Leitão. Neste escalão a equipa da casa e organizadora da prova – Amora Sub / Associação Naval Amorense – alcançou o 4º lugar, com a atleta Matilde Chan.

Na mesma categoria, os masculinos garantiram a vitória com as cores da BEST enveredadas pelo atleta Guilherme Silva, tendo ficado o 2º lugar para o atleta Vicente Ramos (O2Triatlo - S'look)e Afonso Lopes (Pedrogão Triatlo). Nesta categoria a equipa da casa, atingiu a 10ª posição, com o atleta Filipe Rodrigues.

Na categoria de Infantis, Sofia Margarido (SLB), Maria Pedra (CAPGE) e Beatriz Palma (GDR Manique de Cima) subiram, respetivamente, aos 1º, 2º e 3º lugar, do pódio feminino; nos masculinos, os pódios ficaram com Bernardo Miranda (SLB), Dinis Cabral (Escola Tri Azeironense) e Afonso Silva (BEST).

Nos Iniciados Femininos, Ana Fung (Alhandra Sporting Club), Leonor Rocha Sousa (CFAndorinha) e Lara Santos (SLB) foram as atletas que completaram com melhores classificações a prova que contou com a distância de 200 metros de natação, 4000m de ciclismo e 1000m de corrida. Nos Masculinos, a prova foi superada nos primeiros três lugares pelos atletas Santiago Pereira Gaspar e Pedro Rasquilho (ambos do Alhandra Sporting) e Rodrigo Narigueta (Palmela Desporto / tripla Rotação).

Os últimos a entrar em competição foram os atletas Juvenis. Nesta categoria, ouviram-se os nomes de Catarina Santos (SLB), Sofia Sousa (Outsystems Olímpico Oeiras) e Maria do Carmo Vitorino (Alhandra Sporting Club) pelos femininos e de Francisco Carvalho e Dinis Ferreira (Clube de Natação de Torres Vedras) e Ricardo Pissarra (Alhandra Sporting Club).

3ª Edição de Aquatlo

No domingo, dia 31 de Julho, foi a vez dos atleta do Aquatlo disputarem o 3º Aquatlo de Amora para atletas federados – uma competição que é composta apenas por Natação e Corrida e qu conta para os Campeonatos Nacionais de Clubes (Cadetes e Júniores) e Campeonato Individual de Aquatlo.

Em Absolutos Masculinos, o 1º lugar ficou com João Nuno Batista (Clube de Natação de Torres Novas) e em Absolutos Femininos a vencedora da prova foi Raquel Rocha (CNATRIL Triatlo).

A destacar, na categoria de PTHI, a atleta do Amora Sub / Associação Naval Amorense, Tânia Rodrigues que ficou em 1º lugar.

A presente edição do Triatlo de Amora contou, uma vez mais, com a organização da Associação Naval Amorense / Amora Sub e da Federação Triatlo Portugal e com o apoio da Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal.

Um apoio que para Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, “vai além da logística e do esforço tremendo de várias equipas das várias organizações envolvidas e que uma prova destas exige”. Para o autarca, o apoio incondicional a este tipo de provas, “pretende ser uma forma de mostrar o Desporto como uma via salutar de pedagogia para a prevenção de problemas de saúde e educação para estilos de vida mais saudáveis e de mostrar o Desporto na sua via mais democrática e ao alcance de cada um, capaz de dar a uma Freguesia e a um Concelho, não só atletas e títulos, mas também uma população mais ativa, qualquer que seja a idade”. Neste campo, Manuel Araújo, reforça o privilégio da Freguesia de Amora “que dispõe de locais públicos e coletivos de excelência, onde a prática da atividade física, tanto na vertente de competição como de lazer, possui um leque de oferta tremendo”.

Consulte todos os resultados aqui.