31.º Corta-Mato de Amora: Duarte Gomes e Susana Cunha vencedores no regresso à competição

O regresso à competição, no Corta-Mato da Cidade de Amora, aconteceu este domingo, dia 7 de Novembro e ficou marcado com a subida ao pódio dos atletas Duarte Gomes (Sport Lisboa e Benfica) e Susana Cunha (Clube Recreio Desportivo de Águeda), nas provas maiores: os 10 000 metros seniores masculinos e 6 000 metros seniores femininos.

A prova de Corta-Mato da Cidade de Amora é uma das mais prestigiadas do atletismo, tendo já tido honras internacionais. Este ano, a competição ficou marcada pelo regresso às origens: 31 anos depois, recuperou-se o espaço da Quinta Maria Pires como local da prova, em vez do Parque Municipal do Serrado, onde tem vindo a acontecer nos últimos anos.

“É um espaço extraordinário, mesmo no coração da cidade e que tem merecido um bom feedback dos dirigentes”, frisou Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora que antevia “uma excelente promoção da modalidade”.

O regresso à competição, após um ano de interregno devido à pandemia, trouxe à Cidade de Amora mais de 1000 atletas, oriundos de vários clubes e zonas de Portugal (Continental e Insular). “Esta é uma prova que move muitos atletas, estejam eles afetos ou não a um clube, o que reforça o lema do Desporto para Todos que tem sido enfatizado não só no concelho do Seixal, como na Freguesia de Amora”, explicou ainda o autarca.

Foram dadas 13 partidas, em 28 escalões (que vão desde os Juvenis aos Veteranos Femininos e Masculinos). Mas os grandes vencedores da prova foram os atletas Duarte Gomes, que venceu na categoria de seniores masculinos, ao percorrer os 10 000 metros em 32 minutos e 44 segundos; e Susana Cunha, que na categoria sénior feminina, percorreu os 6 000 metros em 22 minutos e 28 segundos.

Ainda na categoria, que sagrou como vencedor máximo o atleta do Benfica, destacaram-se Samuel Freire (segundo classificado com 32 minutos e 54 segundos) e Filipe Vitorino (terceiro no pódio com o tempo de 33 minutos e 03 segundos).

Na prova feminina do mesmo escalão, a atleta do Clube Recreio Desportivo de Águeda foi seguida das atletas Ana Rebelo e Kcénia Bougrova, do Run Tejo, que terminaram a prova com o mesmo tempo: 25 minutos e 05 segundos.

Este ano, a organização prestou homenagem a dois atletas: Carlos Alves (vencedor da 1ª edição da prova) e António Mateus (pelas 1000 provas onde já participou).

A fazer as honras da casa, e da parte da organização do evento, estiveram Bruno Santos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Seixal e Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora – autarquias que têm como parceiros na organização o movimento associativo concelhio, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Setúbal.

O Corta-Mato Cidade de Amora integra, desde o início, o Troféu de Atletismo do Seixal e os Jogos do Seixal.