Clube de Canoagem de Amora coloca três atletas na Seleção Nacional

O Campeonato da Europa em Canoagem decorreu este fim-de-semana, na cidade de Poznan, na Polónia. Entre as equipas participantes, esteve o CCA que, pela primeira vez na sua história, conquistou numa distância olímpica uma medalha, na categoria de Juniores Masculinos. Mas as conquistas não se ficaram por aqui: três atletas conseguiram garantir lugar na seleção nacional de Canoagem.

Pedro Casinhas é o nome de mais um campeão “criado” nas escolas de canoagem do CCA. Da Polónia o atleta trouxe para a cidade a medalha e o título de Vice Campeão Europeu, em K1 | 200 metros.
Mas os feitos da equipa não se ficaram por aqui: na prova de K4 | 500 m, Pedro Casinhas juntou-se a João Duarte e conquistaram um valoroso 4º lugar; em K1, o nome de João Duarte voltou a figurar na lista dos quatro primeiros lugares; em K2 | 1000 m, na categoria de sub 23, Tiago Henriques assegurou o 12º lugar.
“Contribuindo assim o nosso concelho com três atletas para a Seleção Nacional de Canoagem, nestas categorias e que obtiveram excelentes resultados para Portugal prestigiando de forma ímpar a freguesia de Amora e o concelho do Seixal.”, salvaguarda o clube em Comunicado.

Os feitos do clube da cidade de Amora tem sido enaltecido pelo autarca que preside aos destinos da Freguesia. Manuel Araújo, vê com “grande orgulho as conquistas dos atletas e dos clubes, que revelam que temos grandes esperanças, grandes atletas e grandes clubes na Amora e no concelho do Seixal, que merecem o apoio constante e incondicional do poder autárquico, assim como merecem perspetivar no seu território infraestuturas e logística capazes de os manter no território”. O presidente da Junta de Freguesia de Amora aludia assim ao investimento municipal no Centro Náutico de Amora (que já se começa a ver nascer na zona ribeirinha) e na aposta das federações de Canoagem e Triatlo em colocar a cidade no circuito de provas nacionais.

Paralelamente ao Campeonato da Europa, decorreu ainda e também neste fim de semana, o Campeonato Nacional de Esperanças – que aconteceu em Ponte de Lima e onde o CCA conquistou 14 pódios. Destes sete trouxeram o título de Campeões nacionais: Luís Serôdio, Guilherme Relvas, Maria Craveirinha, Laura Craveirinha, Guilherme Casinha, Francisco Batista e Duarte Cerdeira. A estes juntam-se os restantes 29 atletas que contribuíram, de forma exemplar, para o 5º lugar coletivo.

“Como não há duas sem três, tivemos ainda três atletas a iniciar uma semana de estágio pela Seleção Nacional no Centre de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho: David Marques e Duarte Cerdeira, na categoria de Cadetes. E para efetuarem treinos de preparação para eventuais participações em provas internacionais, tivemos o Alex Santos da Paracanoagem, para mais uma semana de preparação para os Jogos Paralímpicos”, enaltece João Paulo Duarte, presidente do CCA.

Parabéns, CCA!