Sporting Clube de Portugal procura talentos na Freguesia de Amora

Identificar crianças com especial aptidão para o Desporto, que os distinga dos demais, é a missão que trouxe o Sporting Clube de Portugal ao Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Quinta da Princesa, em Amora.

Carlitos, Rafael Leão, Bruno Almeida (?) são apenas alguns dos nomes que saltam à memória de todos quando se fala de jovens promessas do Desporto e cujos talentos foram descobertas nas ruas dos bairros.

“A estes jovens, o Desporto foi um meio de efectivar a concretização dos seus sonhos, por uma vida melhor, longe do estigma de quem nasce e vive num bairro. E queremos que como estes, outros jovens – que sonham em ser o futuro Cristiano Ronaldo, Naíde Gomes ou Carla Sacramento – possam alimentar essa vontade sabendo que não é algo inatingível”, assegura Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Em causa, estava o encontro que reuniu a autarquia da Amora, Câmara Municipal do Seixal,Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Quinta da Princesa, Tutores do Bairro e Centro de Assistência Paroquial de Amora e onde se delinearam os primeiros passos para um protocolo de colaboração com o Sporting Clube de Portugal.

Com um longo historial de parcerias institucionais junto das colectividades locais, o SCP voltou-se para a Quinta da Princesa – onde mantém laços pessoais (que agora se querem institucionalizar) com alguns dos dirigentes desportivos que procuram tirar as crianças das ruas e incutir-lhes a disciplina e o respeito que o Desporto trás consigo.

Na reunião, o ponto em comum encontra-se com o objectivo a querer ser atingido: identificar talentos no Desporto (Futebol, Atletismo, Andebol, Basquetebol entre outros) que possam ser direccionados para os leões e assim dar-lhes uma perspectiva de um futuro ligado à área da actividade física.

Comumente, este tipo de parcerias permite aos atletas, de tenra idade, conhecerem a realidade de um grande clube e permitem aos grandes clubes entrarem em dinâmicas competitivas com colectividades onde abunda a vontade e o amor pelas modalidades.

Nesta reunião, que decorreu no pavilhão do clube da Quinta da Princesa, foram dados os primeiros passos para firmar formalmente esta parceria e onde se discutiram passos a dar em prol do desporto, mal a pandemia o permita.

Para Manuel Araújo, “é de salutar que um clube com as dimensões do Sporting tenha como preocupação, esta parte social integrada na sua dinâmica desportiva, e encontre nesta proximidade com estas colectividades locais uma forma eficaz, inclusiva e democrática de identificarem futuras estrelas do desporto”.