Aquatlo e Triatlo Amora 2020: Equipa de Torres Novas com mais atletas medalhados

As provas de Aquatlo e Triatlo, do calendário nacional das competições da Federação de Triatlo de Portugal, decorreram na cidade de Amora, nos dias 12 e 13 de Setembro. O Clube de Natação de Torres Novas foi a colectividade que, em termos globais, conseguiu ter mais campeões nacionais e atletas medalhados.

Bem cedo, a Federação de Triatlo de Portugal e a Associação Naval Amorense, certificavam-se que estava tudo a postos para que os atletas pudessem ter dois dias de competição em segurança.

Na coorganização, Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal, davam o apoio logístico necessário para garantir que o público mantinha o distanciamento necessário e as máscaras colocadas – mensagem que foi sendo repetida ao longo das manhãs de provas para que não caísse no esquecimento.

No sábado, o termómetro marcava uns convidativos 24º – óptimos para que os atletas do Aquatlo se fizessem às águas da baía do rio Judeu e lutassem pelas suas medalhas.

No dia 12 de Setembro, o Aquatlo incluiu o Campeonato Nacional de Clubes, o Campeonato Nacional de Cadetes, o Campeonato Nacional de Juniores, o Campeonato Nacional de Grupos de Idade, o Campeonato Nacional Individual e o Campeonato Nacional de Paratriatlo.
Em termos absolutos, João Manso (SCP), Gabriela Ribeiro (Alhandra) e Filipe Marques (SCP) levaram da Amora o título de Campeões Nacionais em Masculinos, Femininos e Paratriatlo, respectivamente.

A manhã do dia 13 de Setembro, foi preenchida pelos triatletas mais jovens (de Benjamins a Juvenis) que disputaram o Campeonato Nacional de Juvenis e o Encontro Nacional Jovem de Triatlo. Nestas provas, sagraram-se campeões Pedro Razões (CNTorres Novas) e Cassilda Carvalho (SLB), em termos juvenis.

Organização faz balanço positivo

“Já é a segunda prova pós-confinamento e tem alguns desafios, mas os atletas estão muito empenhados em fazer desta uma grande prova”, garantiu Paulo Leite, vice-presidente da Federação de Triatlo de Portugal que, ao lado da Associação Naval Amorense, organizou a 1ª prova de Aquatlo Amora e a 8ª do Triatlo Jovem Amora. “Se todos os anos a organização é vasta e toma as devidas precauções, este ano, todas as entidades envolvidas empenharam-se mais ainda”, reforçou Rui Pinheiro, da ANA.

Em causa estava a segurança de atletas, da organização e do público.

“É importante irmos retomando a actividade dentro daquilo que são as características lançadas pelas entidades de Saúde Pública nacional”, adiantou José Carlos Gomes, vereador do Pelouro do Desporto na Câmara Municipal do Seixal para quem a escolha do “Concelho do Seixal, que é o concelho do Desporto, para receber mais uma prova, revela a excelência da organização de colectividades locais, como a ANAmorense”.

Para a Freguesia anfitriã da prova, de quem Manuel Araújo é o representante máximo, “é uma mais valia para a cidade e para esta magnifica baía - que atrai cada vez mais gente – receber este tipo de provas e é uma forma do desporto retomar tendo em conta esta nova normalidade”.

Consulte os resultados das Provas decorridas em Amora no endereço www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/.