Amora na rota das Provas Nacionais de Triatlo e Aquatlo

Nos 12 e 13 de Setembro, vários atletas, têm como destino a cidade de Amora, mais precisamente a Baía do Rio Judeu, onde vão decorrer as provas de Triatlo e Aquatlo, inseridas no calendário Nacional das Modalidades, da Federação de Triatlo de Portugal.

Eles são os melhores a correr, a andar de bicicleta e a nadar. Juntas, essas paixões, dão origem a duas provas e duas modalidades: o Triatlo (Natação + Ciclismo + Corrida) e no Aquatlo (Natação + Corrida).

No fim-de-semana de 12 e 13 de Setembro, a Baía do Rio Judeu, na marginal da Amora, vai receber as provas do Calendário Nacional da Federação de Triatlo de Portugal.

No dia 12, decorrerá o Aquatlo da Amora, que inclui: o Campeonato Nacional de Clubes, o Campeonato Nacional de Cadetes, o Campeonato Nacional de Juniores, o Campeonato Nacional de Grupos de Idade, o Campeonato Nacional Individual e o Campeonato Nacional de Paratriatlo. No dia 13 de Setembro, disputa-se o Triatlo Jovem da Amora com o Campeonato Nacional de Juvenis e o Encontro Nacional Jovem.

“São esperados vários jovens atletas, alguns deles grandes esperanças desta modalidade”, enumera Rui Lopes, em representação da ANA (Associação Naval Amorense) - clube que organiza a prova em parceria com a Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Junta de
Freguesia de Amora e Câmara Municipal de Amora.

Público bem-vindo, mas em segurança

A prova, que volta animar a frente ribeirinha da cidade de Amora, a partir das 11h00 de sábado e domingo, “é um momento alto do Desporto a nível nacional e reflexo da capacidade do Associativismo da Freguesia, em fazer mexer a Amora e os seus atletas”, frisa Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Por isso, será expectável a presença de vários curiosos e seguidores das provas, além dos atletas e familiares. Perante isto, o dirigente da ANA alerta para a necessidade de “quem quiser assistir à prova, pode fazê-lo ao longo da marginal, solicitamos é que tenham em atenção a necessidade de se evitarem ajuntamentos e de se manter as máscaras e o distanciamento social obrigatório, para que tudo possa correr bem”.

A prova obedece a um Plano de Contingência elaborado pela Federação de Triatlo de Portugal e aprovado pela Direcção Geral de Saúde.