Amora volta a ser palco do Corta-Mato Distrital de Desporto Escolar

A freguesia de Amora voltou a ser o local de eleição para a prova distrital de Corta-Mato, no âmbito do Programa do Desporto Escolar. Pelo Parque do Serrado competiram mais de três mil alunos, do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário das Escolas do Distrito de Setúbal.

O espaço eleito para a prova é já um anfitrião habitual de provas desta modalidade. Uma vez que é, igualmente, o palco do Corta-Mato da Cidade de Amora - uma das mais conceituadas provas desportivas da modalidade a nível nacional - que conta com a organização da Junta de Freguesia de Amora.

Por lá, a azáfama fez-se sentir bem cedo: autocarros repletos de jovens faziam fila para estacionar e o entusiasmo dos mesmos era bem notório, no burburinho que se fazia ouvir, nas imediações do espaço do evento.
Estava tudo pronto para se disputar mais uma prova que irá levar à Figueira da Foz, a uma etapa do Corta-Mato Nacional, os melhores qualificados.

“Apraz-nos receber estas provas: não só porque temos as condições ideais e necessárias para a prática do Corta-Mato; como encaramos esta modalidade específica, e o Desporto de forma geral, como um meio de promovermos um estilo de vida saudável junto das crianças e jovens. Sendo, ainda e muitas das vezes, um veículo para os de retirar de circuitos de possível marginalidade”, refere o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo.

Esta prova “trata-se do ponto alto do trabalho realizado pelas Escolas nesta área e que promove a aquisição de capacidades físicas e motoras essenciais ao desenvolvimento integral dos jovens”, reforça José Serra, Coordenador Local do Desporto Escolar para a Península de Setúbal.

A importância é ainda mais assumida quando a experiência mostra que, “muitos campeões nacionais e representantes de Selecções Nacionais, têm saído desta dinâmica escolar”, assegura o professor.

O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar que conta com a organização da Direção Geral da Educação - Divisão do Desporto Escolar, Câmara Municipal do Seixal e com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Amora.