14º Aniversário do Clube de Canoagem de Amora

O Clube de Canoagem de Amora (CCA) é um dos clubes mais jovens da freguesia de Amora e em 14 anos muitas conquistas foram alcançadas.

No dia 21 de maio realizou-se a sessão solene do 14.º aniversário do CCA, com uma sala repleta de jovens atletas, suas famílias, treinadores, associados e dirigentes do clube, o que demonstra bem o espírito de equipa que tem permitido ao clube conquistar várias medalhas em competições por todo o país.

O presidente da direção, João Paulo Duarte, lembrou as atividades em que estão envolvidos: «Hoje ninguém tem dúvidas que o CCA é um exemplo desportivo de sucesso local, regional e nacional, mas podia ser ainda melhor, com mais capacidade de embarcações, mais espaço, mais capacidade de transporte para os nossos atletas».

Destacou depois as dificuldades «já conhecidas no acesso à água, o que limita o nosso crescimento. As autarquias têm sido um apoio constante e fundamental ao nosso clube e sem ele não tínhamos atingido este elevado patamar na canoagem nacional», salientando depois o número de campeões nacionais e atletas medalhados, bem como o facto de estarem classificados no 4.º lugar da 1.ª divisão nacional no ranking da Federação Portuguesa de Canoagem.

Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, realçou «o trabalho intenso desenvolvido, porque não tem sido fácil. Estão perto da água, mas têm que enfrentar uma série de obstáculos para lá chegar. E nem sempre têm água para treinar, dependem das marés. A junta de freguesia orgulha-se do CCA e por isso podem contar sempre com o nosso apoio».

O vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Seixal, José Carlos Gomes, enalteceu a presença de todos os atletas e a «ligação profunda que têm ao clube. Esta é a riqueza do nosso movimento associativo e merece ser valorizada. Por isso temos vindo a apoiar os clubes e a dotar o movimento associativo das melhores condições para o desenvolvimento das suas atividades em prol da comunidade. O CCA é disso um exemplo. É espantoso ver o que conseguiram fazer num espaço tão pequeno».

O vereador falou depois da obra do Núcleo de Náutica de Recreio de Amora, já em curso, «e que permitirá um melhor acesso à água. Vamos também alongar o acesso pedonal, para criar um caminho mais direto e estamos a tentar melhorar o atravessamento da estrada».