Agita Seixal celebra a atividade física e a saúde

O Agita Seixal surge quando em 2002 foi proclamado o ano internacional da atividade física, da saúde e do bem-estar com o Agita Mundo. Desde então que no nosso concelho se realiza o Agita Seixal organizado pela associação de Coletividades do Concelho do Seixal em parceria com a Câmara municipal do Seixal, Juntas Freguesia e Movimento Associativo. Na manhã de 28 de maio, as frentes ribeirinhas de Amora, Arrentela e Seixal foram o palco de atividades desportivas, lúdicas, culturais, artesanato, saúde.

Em Amora entre as 10h e as 12h30 realizaram-se aulas abertas de ballet e zumba. Realizaram-se igualmente atividades lúdico-desportivas com demonstrações de atividades gímnicas (com as exibições das classes de Acrobática do concelho), tumbling insufláveis, andebol e andebol em cadeiras de rodas, futebol 3x3, badminton, voleibol, trampolim, jogos de mesa (xadrez, damas e dominó) xadrez gigante, jogos tradicionais, percurso gímnico, bocais e matraquilhos.

A oficina do batuque foi dinamizada pelos Karma Drums. Na área de saúde, com a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora, realizou-se um simulacro de acidente rodoviário. A farmácia do Fogueteiro, o Centro Humanitário do Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa e o Projeto Geração saudável (secção regional do sul e regiões autónomas da ordem dos farmacêuticos) dinamizaram vários rastreios de saúde.

Foram várias as centenas de pessoas que participaram nestas e em outras atividades promovidas, como a caminhada que partiu do coreto de Amora até à Quinta dos Franceses e no sentido oposto. O passeio de cicloturismo percorreu as freguesias de Fernão Ferro, Amora e Arrentela.