Visitas ao Amora FC e ao CR Cruz de Pau

No âmbito do Plano de Investimentos nos Equipamentos Desportivos implementado pela Câmara Municipal do Seixal, realizou-se, dia 1 de abril, uma visita ao Amora Futebol Clube e ao Clube Recreativo da Cruz de Pau.

Joaquim Santos, presidente da autarquia do Seixal, acompanhado do vereador do pelouro do Desporto, Obras e Espaço Público, José Carlos Gomes, e do presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, reuniu-se com as direções a fim de avaliar o resultado das intervenções realizadas e analisar outras necessidades.

No Amora Futebol Clube (AFC), o apoio para as obras de melhoramento da rede pluvial contígua aos relvados representou um investimento de mais de 38 mil euros.

Este vai solucionar as inundações que ocorriam nos campos de treinos. Segundo Carlos Henriques, presidente do clube, «com o apoio da câmara municipal podemos agora desenvolver plenamente a nossa atividade».

Os eleitos visitaram os campos de treino da academia do AFC, onde 350 jovens integram as equipas de formação. Durante a visita, o campo principal da Medideira foi também discutido. Para este, está previsto um novo complexo desportivo, cuja viabilidade ficou ameaçada pela penhora e venda do estádio. Carlos Henriques disse que «a sua concretização criará uma nova centralidade para a Medideira».

No Clube Recreativo da Cruz de Pau (CRCP), clube direcionado para a atividade recreativa, de que é exemplo a sua orquestra, ligeira mas que também aposta na vertente desportiva ao promover o Grande Prémio de Atletismo da Cruz de Pau, o apoio da Câmara Municipal do Seixal, no valor de 5 mil euros, permitiu a reparação da bancada telescópica da sala de desporto.

O presidente do CRCP, Júlio Marquês, mencionou que a direção está a realizar uma consulta de mercado para que «seja efetuada a motorização da bancada, que funciona manualmente. Esta permite a rentabilização máxima do espaço para as nossas atividades, bem como dos projetos comunitários, já que somos solicitados por muitas instituições».

A importância do movimento associativo foi destacada pelo presidente da Junta de Freguesia de Amora: «no caso do AFC, estamos perante um clube que aposta na formação, e que com novas instalações poderá dar um passo em frente. Já no CRCP, devido à muita atividade que desenvolve, é sempre necessário fazer adaptações». Para Manuel Araújo, «enquanto parceiros do movimento associativo estamos disponíveis a ajudar, porque reconhecemos o papel que têm na comunidade».

Relativamente às necessidades identificadas pelos clubes, Joaquim Santos esclareceu que a câmara irá analisar ambas as situações com vista a avaliar o apoio da câmara à sua futura concretização. Para o autarca, o movimento associativo popular está sempre presente na vida municipal, daí que «as autarquias estejam sempre ao lado das coletividades».