Regata Internacional de Barcos-Dragão em Macau

Pela primeira vez uma equipa portuguesa, composta maioritariamente por atletas do Concelho do Seixal e da Freguesia de Amora foi convidada para a grande regata internacional de Barcos Dragão de 2015 que se realizou no Centro Náutico do Lago Nan Van em Macau no dia 20 de Junho.

Esta regata, que todos os anos se realiza em Macau, foi preparada ao pormenor pelos responsáveis do Instituto do Desporto de Macau. As equipas tiveram nos dois dias que antecederam à prova, treinos de preparação e adaptação ao ambiente e plano de água.

A Regata teve início nos dias 13 de Junho com provas classificativas em pequenas embarcações (de 12 lugares), na distância de 200 metros, categorias Open, Senhoras e funcionários do Estado. No dia 14 de Junho disputaram-se as corridas em grandes embarcações (de 22 lugares) na distância de 500 metros categoria Open e Senhoras.

A grande final, foi dia 20 de Junho. O Regulamento da Prova definiu, previamente, que a final seria disputada apenas em grandes embarcações e na distância de 500 metros, envolveu um número de atletas a rondar os dois milhares.

A equipa portuguesa, designada Amora – Seixal Team, encontrou na final do dia 20 de Junho, na categoria Open, 36 equipas macaenses e de outros países. Tivemos ainda nesse dia, 18 equipas da categoria Senhoras e um número indeterminado de equipas de Estudantes Universitários, locais e não locais, que constituem outra categoria.

Para além da competição, os Barcos-Dragão representam magia, pelas cores, bandeiras, e o rufar dos tambores que marcam a cadência das remadas. As margens do lago apinhadas de gente, os barcos de apoio e as buzinas a dar o início das provas fazem das regatas de barcos-dragão um dos desportos de eleição em Macau.

No fim da prova conseguimos uma excelente classificação, ficámos apenas atrás da equipa Macau Selection Team por 53 milésimos de segundo, foi sem dúvida uma prova muito disputada, onde a nossa equipa Amora- Seixal Team classificou-se em segundo lugar.

Estão todos de Parabéns.