III Triatlo Jovem trouxe milhares à Amora

A Zona Ribeirinha recebeu o III Triatlo Jovem de Amora, que trouxe, no dia 18 de abril, para uma das mais belas baías do País, com cada vez melhores condições para a prática de desportos náuticos e não só, milhares de pessoas de todo o País.

No espaço que acolhia o evento, verdadeiro «estaleiro» de boa disposição e desportivismo, aos primeiros minutos da tarde, tudo estava pronto para iniciar as provas (natação, ciclismo e corrida, nesta ordem e sem interrupção entre as modalidades), uma organização da Associação Naval Amorense e da Junta de Freguesia de Amora, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Antes da competição, os atletas, acompanhados pelos seus treinadores e famílias, conheciam o espaço, ultimavam táticas, cumprimentavam e conviviam os seus adversários. Viram, por exemplo, que no local havia uma tenda da Cruz Vermelha, para dar apoio às situações que poderiam vir a acontecer, que felizmente não foram muitas. A ajudar, no bom andamento da iniciativa, esteve também a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora e a PSP.
Como não podia deixar de ser, neste concelho e freguesia de «Abril», a animação cultural marcou presença naquela festa do Desporto, com a atuação dos Karma Drums, que transmitiram energias muito positivas.

Tiro de partida

As provas – acompanhadas de perto pelos eleitos da Junta de Freguesia de Amora, que deram o tiro de partida em algumas competições – tiveram lugar nos escalões de benjamins, de infantis, de iniciados e de juvenis, masculinos e femininos. Por equipas, ficou em primeiro lugar o Alhandra Sporting Clube, seguindo-se o Clube de Natação de Torres Vedras (segundo lugar) e o Sport Lisboa e Benfica (terceiro-lugar). Foram pontuáveis, para o Campeonato Nacional Jovens de Clubes, as provas de estrada. Teve ainda lugar uma Prova Aberta a todos os interessados, que acrescentou experiência e trouxe muita animação à competição.

No final foram entregues os prémios aos atletas que se destacaram naquele dia. Na cerimónia, Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, teceu rasgados elogios aos atletas e à organização do evento e prometeu tudo fazer para que o próximo Triatlo Jovem seja, novamente, um sucesso.

Triatlo escolar

No dia anterior, 17 de Abril, aconteceu primeira prova de Triatlo Escolar de Amora, no Jardim das Oliveiras e na Piscina de Amora. Este evento teve como objetivo dar a conhecer, aos jovens da Freguesia, a modalidade.