XXIV Corta-Mato Cidade de Amora

O Corta-Mato Cidade de Amora faz já parte do calendário do atletismo nacional, sendo, de igual forma, uma das maiores iniciativas realizadas no concelho do Seixal. A comprová-lo estão os milhares de atletas que, no dia 24 de novembro, estiveram no Parque Serrado, acompanhados por técnicos, familiares, amigos e por todos os «amantes» do desporto.

Paulo Guerra, um dos melhores atletas portugueses de sempre e um dos mais medalhados ao nível internacional, fez questão de estar presente, tendo afirmado, no local, que foi com «muito satisfação» que aceitou o convite para ir correr no Corta-Mato Cidade de Amora. «Obrigado pelo carinho e pelo entusiasmo que recebi enquanto estava a correr. Isso sim é importante», afirmou, desejando muita sorte aos seniores que «vão participar no Campeonato da Europa». Sobre o Cross de Amora, Paulo Guerra qualificou-o como «muito bonito».

Homenagem a Joaquim Justino Maia

Enquanto decorriam as provas, teve ainda lugar uma homenagem a Joaquim Justino Maia, 54 anos, natural de Coruche. O homenageado iniciou a sua atividade desportiva com 13 anos, tendo sido praticante de futebol no Paio Pires e no Seixal Futebol Clube.

Aos 18 anos optou pela prática do atletismo, no Clube da Siderurgia Nacional, tendo sido convidado, em 1980, a representar o Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, como atleta e com responsabilidades na secção de atletismo, onde conheceu Carla Sacramento, tornando-se seu treinador. Joaquim Justino Maia mudou-se, com o seu grupo de trabalho, em 1986, para o Centro Cultural e Desportivo das Paivas, onde se manteve até 1992, acumulando as atividades de responsável da secção de atletismo, de atleta e de treinador. Em 1993 inicia um novo projeto no Grupo Desportivo do Cavadas, onde se encontra até hoje na qualidade de dirigente, responsável pela secção de atletismo e treinador.

Ao longo da sua carreira, colaborou desde a primeira edição da Seixalíada, tendo sido coordenador do grupo organizador da modalidade de atletismo. O nome de Joaquim Justino Maia - técnico na Câmara Municipal, no Complexo Carla Sacramento - está, por isso, ligado a todas as provas de atletismo realizadas no concelho do Seixal, juntas de freguesia e clubes.

«Podem contar comigo»

Visivelmente emocionado, o homenageado agradeceu todo o apoio que lhe foi dado pelo anterior presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, assim como pelo atual, Joaquim Santos. «Podem contar comigo naquilo que eu puder fazer e enquanto tiver forças», salientou Joaquim Justino Maia, sem esquecer e valorizar o trabalho realizado pela Junta de Freguesia de Amora, que ali estava representada por todo o seu Executivo. No final Joaquim Santos e Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, ofereceram ao homenageado uma pintura.