Regar Abril: Escultura evoca 50 anos do 25 de Abril

“Regar Abril”: Escultura evoca 50 anos do 25 de Abril

No dia 20 de abril, no Coreto de Amora assistiu-se à inauguração da escultura "Regar Abril", uma magnífica peça em metal, concebida pelos trabalhadores da Junta de Freguesia de Amora, sob a orientação artística de Helena Afonso, do Grupo Coisas & Loisas do CDR Águias Unidas.

Esta obra de arte, que representa um dos símbolos mais icónicos da Revolução dos Cravos, é o resultado de uma colaboração inspiradora entre a talentosa artista local Helena Afonso e os dedicados trabalhadores da Junta de Freguesia de Amora. Enquanto Helena trouxe a sua expertise artística e visão criativa – que foi sendo discutida com a nossa Técnica de Design, Vera Palaio; nas nossas oficinas, o operacional Pedro Ferreira, mostrando o seu talento e habilidade em moldar o metal, deu vida à escultura.

“É importante destacar que esta parceria não apenas realça o talento artístico de Helena Afonso, que tem vindo a trabalhar incansavelmente na área da reciclagem e na criação de obras que dão uma segunda oportunidade aos objetos, mas também valoriza o trabalho de bastidores dos nossos trabalhadores, que demonstraram ser verdadeiros artistas na sua própria forma, através do seu empenho e dedicação nesta iniciativa”, refletiu Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

A escultura “Regar Abril” é composta por cinco cravos vermelhos embutidos no metal, representando cada cravo uma década sobre a revolução do 25 de Abril. A peça está fixa numa fonte antiga e tem em si suspenso um regador, lembrando todas as gerações da necessidade de se regar os valores de Abril e fazê-los florir, uma vez que não são dados adquiridos, mas sim para serem conquistados diariamente.

Além da inauguração da escultura "Regar Abril", os presentes tiveram o privilégio de desfrutar de um espetáculo especial proporcionado pelo grupo de cordas da UnisSeixal.