Corpo de Bombeiros da AHBM Amora recebem embarcação em dia de aniversário

No dia 6 de Abril, a Corporação dos Bombeiros Mistos de Amora assinalaram um momento histórico ao celebrarem seu 20º aniversário de dedicação e serviço à comunidade. A ocasião foi ainda assinalada com a oferta, da parte da Junta de Freguesia de Amora, uma embarcação para que possam prestar apoio às diversas atividades náuticas que têm como palco a baía.

A Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora (AHBM Amora), foi fundada a 21 de Junho de 1999, tendo visto homologado o seu Corpo de Bombeiros pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil a 1 de Abril de 2004. Ou seja, há 20 anos, que a corporação assume uma importância vital na proteção da comunidade, reconhecendo-se a sua dedicação incansável e coragem frente a adversidades.

O trabalho do corpo de Bombeiros da Amora tem sido reconhecido pelos sucessivos Executivos da Junta de Freguesia de Amora. Tal tem-se traduzido através de apoios financeiros que, só nos últimos quatro anos, disponibilizou 42.850€. Valor ao qual se irá somar 10.000€ de um compromisso adicional, já protocolado, para o ano de 2024.

Outro importante apoio cedido pela Junta de Freguesia de Amora foi uma embarcação que vai permitir maior autonomia à freguesia no apoio às atividades náuticas que muitas vezes acontecem no espaço da baía; assim como vai permitir o alargamento do perímetro de auxílio à mesma zona.

Apesar desse apoio crucial da autarquia local, é preocupante notar a falta de recursos adequados por parte das autoridades competentes. “A falta de investimento e apoio contínuo pode comprometer a eficácia das operações dos bombeiros, colocando em risco a segurança de todos os cidadãos”, ressalvou Nelson Ramos. Por isso, o presidente da Junta de Freguesia de Amora, deixou o apelo “às autoridades competentes para que reconheçam a urgência de investimento e apoio aos bombeiros, garantindo assim a proteção adequada de toda a comunidade”.

A cerimónia contou com os habituais discursos oficiais e com a cerimónia da imposição das divisas de SubChefes aos elementos da corporação, Célia Figueira e Fábio Mendes. Havendo ainda espaço para homenagem aos fundadores da Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora, com a entrega de medalhas e o descerramento da placa em sua homenagem.