Vai haver “Livros ao Fresco” pela Amora

A Junta de Freguesia de Amora tem um novo projeto na área cultural: "Livros ao Fresco". Esta iniciativa consiste na reutilização de frigoríficos sem uso, que agora têm uma nova missão: guardar alimentos para a alma, frutos para a imaginação e vitaminas para a curiosidade - ou seja, livros! Trata-se de uma iniciativa que pretende estimular o gosto pela leitura (em espaços públicos)e promover os autores locais a par dos nacionais e internacionais.

O objetivo principal do projeto "Livros ao Fresco" é oferecer à comunidade a oportunidade de desfrutar de momentos de leitura ao ar livre, promovendo assim o hábito da leitura e criando espaços de convívio cultural. "Esta iniciativa visa tornar a leitura mais acessível e convidativa, aproximando-a dos cidadãos e dos espaços públicos da nossa freguesia - que são abundantes, encantadores e merecem ser bem vividos -, assim como promover, igualmente, os nossos autores locais", enfatiza Nelson Ramos, Presidente da Junta de Freguesia de Amora. “Encorajamos as pessoas a sentirem-se livres para partilhar os seus próprios livros, criando assim uma troca contínua de conhecimento e experiências”, explica ainda o autarca.

O primeiro local a receber este projeto será o Parque Municipal do Serrado, coincidindo a inauguração com o Dia da Poesia, a 21 de Março.

Este esforço conjunto é o resultado de uma parceria entre a Associação Mensageiro da Poesia e a Junta de Freguesia de Amora, que trabalharam juntos para tornar esta visão uma realidade; e que contou ainda com o apoio da loja de comércio tradicional, EletroChico, que cedeu os frigoríficos usados no projeto.

"No ano em que o 25 de Abril celebra o seu 50º aniversário, é importante destacar que esta iniciativa também é uma celebração da liberdade de ler, de estar em espaços públicos e de desfrutar do conhecimento que os livros nos proporcionam. São conquistas que o 25 de Abril nos trouxe e que não devemos esquecer", reforça Nelson Ramos.

O modo de utilizar o "Livros ao Fresco" é simples: "abra o frigorífico, escolha um livro, leve-o consigo, e depois devolva-o e /ou deixe um novo. Apenas pedimos que não vandalize a cultura!", finaliza Nelson Ramos.