Exposição de Fotografia revive Carnaval das décadas de 80 e 90

No auditório da Junta de Freguesia de Amora foi inaugurada, a 12 de Fevereiro, a exposição “Fanqueiro: no tempo do Carnaval”, com fotografias do acervo pessoal de Bia Filipe e do CDR Águias Unidas, que retrata como se vivia o Carnaval nas décadas de 80 e 90.

A vida são dois dias, mas o Carnaval são três. E nesses três dias é-se o que se quiser. O que vale é que na cara esteja estampado um sorriso e na memórias os tempos de folia. E é de memórias de outros tempos que vive esta exposição: como eram os disfarces, os desfiles, as festas.

Na década de 80 e 90, o Carnaval tinha outro sabor! As fantasias eram, muitas vezes, feitas em casa, passavam de criança para criança e aproveitava-se o que havia para que a máscara fosse única e bem divertida!

“Os tempos eram outros”, ouviu-se muitas vezes murmurar entre o público que assistiu à inauguração da exposição. Entre eles estavam algumas das crianças (agora adultas) que se reviram nas fotografias partilhadas.

“Estamos a recordar como era o Carnaval, como muitos de nós que aqui estamos hoje, brincávamos, numa altura que todas as crianças e adultos gostavam, onde havia muita brincadeira e muito respeito entre todos, em que as tardes e as noites eram passadas sobretudo nas coletividades onde a animação se fazia, neste caso especifico aqui temos as vivências do Águias Unidas e do Fanqueiro, a quem agradecemos terem aceite este nosso desafio e terem partilhado destes momentos”, disse Helena Quinta, Secretária do Executivo da Junta de Freguesia de Amora que, ao lado de Eugénio Costa (Tesoureiro), recebeu os convidados para esta inauguração.

A exposição vai estar patente até Março, na Junta de Freguesia de Amora, e pode ser visitada em horário de expediente e, preferencialmente, mediante marcação.