CAPA cumpre tradição das Janeiras

A tradição volta a cumprir-se pela Amora com as crianças do Centro de Assistência Paroquial de Amora a cantarem as Janeiras pela comunidade, parando à porta da Junta de Freguesia.

De raízes bem antigas, a tradição de cantar as Janeiras é uma forma de, através de canções tradicionais e típicas da época, se dar as boas vindas ao novo ano. Acompanhados por instrumentos musicais e vestidos a rigor (com pequenas coroas na cabeça executadas em espaço de aula), as crianças que frequentam a resposta social educativa do CAPA, deslocaram-se pela comunidade na manhã de 9 de Janeiro e fizeram entoar os cânticos da época que encerra as festividades de Natal.

As crianças foram recebidas na Junta de Freguesia de Amora pelo Executivo, representado por Nelson Ramos (Presidente), Helena Quinta (Secretária) e Eurico Durão (Vogal) que brindaram a atuação com doces presentes - gomas adquiridas na loja do nosso comércio local, Agomaria.

“As tradições fazem parte daquilo que é a nossa identidade e é de louvar vermos que há ainda instituições que se esforçam por manter essas mesmas tradições e as passam de geração em geração e as ensinam, nomeadamente, a outras culturas que acolhemos e abraçamos na nossa comunidade”, refletiu Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

O CAPA – Centro de Assistência Paroquial de Amora é uma das mais antigas instituições da freguesia, foi fundado em 1952, pela mão do Padre Manuel Marques, e conta com várias respostas sociais ligadas à Educação e Apoio Social.