Amora à espera do Natal

À medida que o espírito natalício envolve a Amora, a cidade transforma-se numa obra de arte encantadora com a deslumbrante decoração que já ilumina as principais artérias e a igreja paroquial.

Desde a iluminação vibrante que dá outra cor às ruas até aos detalhes cuidadosamente elaborados, como a decoração rendilhada da secretaria da Junta de Freguesia de Amora, criada com mestria pela talentosa Amélia Diogo, cada elemento é uma expressão de dedicação e criatividade. A par destas decorações, quem passeia pela marginal já se deve ter deparado com o Presépio que se ergue dentro do Coreto - uma verdadeira obra-prima de materiais reaproveitados, e os adoráveis bonecos de neve feitos de pneus reciclados, ideias brilhantes da habilidosa artista Helena Afonso.

Duas cidadãs da Amora que, devido ao seu envolvimento no movimento associativo e ao seu talento, foram desafiadas pelo Executivo da Junta de Freguesia de Amora a dar outra cor ao espaço público nesta época festiva.

A decoração rendilhada de Amélia Diogo (UnisSeixal e ARTES) representa não apenas um enfeite natalício, mas uma celebração do reaproveitamento, dando vida nova a materiais esquecidos. O Presépio do Coreto e os bonecos de neve de Helena Afonso (Grupo Coisas & Loisas do CDR Águias Unidas), por sua vez, ecoam não apenas o espírito festivo, mas também uma mensagem essencial de sustentabilidade, muita imaginação e de como o desperdicio de uns é a arte de outros..

“A cidade floresce com estas realizações, e é vital reconhecer e respeitar o esforço dedicado que eleva a experiência natalícia para todos. A beleza que vemos nas ruas é um reflexo da união e do empenho comunitário, e é imperativo proteger e celebrar estas conquistas”, reflete Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

“Este Natal, convidamos a comunidade a apreciar não apenas a decoração, mas também a história de esforço coletivo e respeito pelo nosso ambiente que cada elemento desta decoração conta”, termina.