Coreto palco de espetáculo que visita as memórias da Amora

“Amora d’Outrora” é uma viagem pela história e gentes que edificaram o território, encenado e idealizado pelo Espaço Reyel – associação de artes e teatro da Amora que tem como mentora Ana Bergano. No dia 22 de Julho, o espetáculo sobe ao palco do renovado Coreto, numa programação a que a Junta de Freguesia de Amora titula de “Noites no Coreto”.

Aproximar a população do seu património histórico proporcionando momentos de cultura de forma gratuita é um dos objetivos do projeto “Noites no Coreto”. O primeiro espetáculo a ser exibido no requalificado coreto (e praça 5 de Outubro), é uma peça que mescla dança e teatro. Baseado no livro do Prof. Manuel Lima, “Amora: memórias e vivências d’outrora”, a atuação tem o cunho do Espaço Reyel que, neste evento vai contar com o apoio do Espaço Movimento e Saúde - Sara Gonçalves.

“É uma viagem de memórias, esta a que convidamos todos a assistir”, revela Manuel Araújo. O presidente da Junta de Freguesia de Amora relembra que “a última vez que foi exibido este trabalho foi há 10 anos”, mas agora “fazia todo o sentido recuperá-lo e oferecê-lo à população, seja para ser revivido ou visto pela primeira vez, num espaço que conheceu recentemente uma requalificação profunda”.

Amora d’Outrora é “um espetáculo concebido para o Coreto da Amora, onde viajamos até séc. XVIII, quando ainda famílias senhoriais tinham propriedades nesta terra. Quando a agricultura, a pesca, os moinhos de maré e as vindimas eram algumas das atividades que caracterizavam o sector económico local. Até se verificar o desenvolvimento industrial, no séc. XIX, com o caso da "Companhia de Vidros da Amora" ou a "Mundet", descreve Ana Bergano, responsável pelo Espaço Reyel.

A peça vai ser exibida no dia 22 de Julho, às 21h30.

A entrada é gratuita (sujeito à disponibilidade dos lugares sentados).