Escolas e Associações preparam desfiles de Carnaval

O Carnaval está à porta e nas escolas de educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública, particular e solidária da freguesia já se ultimam as fantasias que vão elencar o Desfile de Carnaval.

Já se tornou uma tradição de Carnaval: os desfiles dos estabelecimentos educativos que têm como ponto de encontro o Jardim das Paivas, no caso da freguesia de Amora. Este ano, a iniciativa está prevista para dia 17 de Fevereiro , a partir das 10h00.

Da Freguesia de Amora são esperadas quase 1500 crianças, de 53 turmas de dois dos três agrupamentos da freguesia que se juntam a duas associações de reformados, uma associação vocacionada para crianças com síndrome de Rett e duas instituições de solidariedade social.

As máscaras em desfile estão a ser ultimadas pelas escolas, com temas relacionados com o tema «Eu Participo», do Plano Educativo Municipal 2022-2023 e/ou com o tema do projeto-escola.
“É sempre um momento muito ansiado pelas crianças e muito esperado por todos os que assistem porque trata-se de um desfile de alegria e criatividade que sempre nos surpreende, tendo em conta os poucos recursos que têm ao dispor”, afirma Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.
Esta iniciativa, promovida pelo Município do Seixal, em parceria com as Juntas de Freguesia, Escolas, Associações de Pais e Encarregados de Educação, integra o Plano Educativo Municipal.

Participantes da Freguesia de Amora:
- Escola Básica dos Foros de Amora;
- Escola Básica da Quinta das Sementes;
- Escola Básica do Fogueteiro;
- Escola Básica das Paivas;
- Escola Básica da Quinta do Conde de Portalegre;
- Jardim de Infância da Quinta do Conde de Portalegre;
- AURPIA;
- ARIFA;
- CRIAR-T;
- CAPA;
- ANPAR.

Percurso:
O desfile inicia-se na Rua Luís de Camões, passando pela Rua 25 de Abril, Rua Tomás de Almeida, Rua Dr. Luís António Verney e termina no interior do Parque Urbano das Paivas.