Rosa Fernandes trás o mar de Ílhavo para Amora

Rosa Fernandes traz o mar de Ílhavo para Amora

O Auditório da Junta de Freguesia de Amora tem patente, até ao dia 14 de Fevereiro, as pinturas quase realísticas do universo, feito de memórias do mar de Ílhavo, de Rosa Fernandes.

Nasceu em Ílhavo. E é essa a marca que transporta no que faz nascer da sua criatividade. Seja ela em forma de pintura ou de escrita. O percurso profissional na Educação trouxe-a com os anos, para o distrito de Setúbal, mais precisamente para a freguesia da Amora.

No dia 29 de Janeiro, reuniu familiares e amigos e apresentou as suas obras. Em forma de quase autobiografia apresentou o livro “Celebrar a Vida”, que ficou emoldurado numa série de pinturas que celebra as suas vivências.

Celebrar a Vida é uma obra que procura fazer uma abordagem às vivências da autora, nas suas múltiplas variedades, influenciadas por dois eixos principais: geográfico (espaço) e fluir do tempo. Os dois eixos são percebidos em paralelo ou até sobrepostos, uma vez que ambos habitam em simultâneo na autora, “criando emoções típicas, mas independentes, em conformidade com as suas responsabilidades naturais (Natureza), geradores de um mar de sentimentos. Neste sucedâneo de frações vivenciais, eis que é alcançado o único patamar da vida: esposa, mãe, avó e ativista profissional, a plena realização”.

Pelas paredes do Auditório da Junta de Freguesia de Amora, faz-se quase que uma visita guiada às paisagens vincadas pelo mar de Ílhavo. A técnica é quase realista. De tal ordem que as ondas do mar parecem saltar da tela e as rochas parecem ter ido retiradas dos locais retratados e minuciosamente colocadas em tela, sob a forma de tinta.

Mas nada como ver, in loco, as peças de arte de “Rosinha” como carinhosamente assina as suas criações, no Auditório da Junta de Freguesia de amora, em horário de expediente (preferencialmente mediante marcação).