Residência Sénior da Casa do Educador cada vez mais próximo da  concretização

Residência Sénior da Casa do Educador cada vez mais próximo da concretização

A Universidade Sénior do Seixal – UnisSeixal – assinalou o seu 16º aniversário (a 14 de Janeiro de 2023). Em dia de celebração, a Casa do Educador (a quem pertence a valência da universidade), confirmou a novidade para o bom desenvolvimento de um outro projeto com o seu cunho, a Residência Sénior, com a disponibilização de um terreno por parte da Câmara Municipal do Seixal.

O Auditório do Fórum Seixal foi pequeno para acolher todos os que se juntaram para celebrar mais um aniversário da UnisSeixal – a instituição de utilidade pública onde se une o ensino na senioridade, à ocupação de tempos livres e, mais importante que tudo, “à criação de afetos numa época em que a Saúde Mental está na ordem do dia”, como frisou Mariana Mareco, Reitora da universidade.

A questão dos afetos foi, aliás, uma premissa muito vincada em todos os discursos dos representantes das entidades que se sentaram na mesa de honra (Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal; Maria João Costa, presidente da União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires; Jaime Ribeiro, presidente da Direcção da Casa do Educador; Mariana Mareco, Reitora da UnisSeixal e Amélia Lopes da Direcção da Casa do Educador).

Com cerca de mil alunos, o papel social que a universidade sénior tem desempenhado junto da população do Seixal tem vindo a ser merecedor de reconhecimento a nível nacional. Por isso, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, agradeceu “o trabalho que a UnisSeixal e as suas direccções têm feito em prol da população (…) e do belíssimo trabalho onde se partilha a Cultura, Conhecimentos mas principalmente, se fazem Amizades”.

A UnisSeixal é um dos projetos pelos quais a Casa do Educador tem lutado. Fazendo uma visita ao passado, Jaime Ribeiro, recordou os tempos em que os seus utentes se iam repartindo “por instalações emprestadas pelo movimento associativo e autarquias de todo o Concelho”, até que, em 2021, conheceu a concretização de um dos seus velhos sonhos, com a inauguração das suas magnificas instalações – na antiga Casa da Lavoura, no Fogueteiro, freguesia de Amora.
Agora, uma vez mais, será na Amora que a Casa do Educador poderá ver concretizado um outro sonho, uma vez que, em reunião o Município do Seixal aprovou a cedência de um terreno, no bairro do Soutelo, para a edificação da Residência Lar Sénior.

O espaço conta com 8000 m2, tendo o projeto previsto a construção de uma residência térrea com 3.500 m2 para uma população de 100 utentes que estarão sujeitos às regras impostas pela Segurança Social. A proposta da Residência Sénior, que pretende servir antigos professores e funcionários de escolas do Concelho do Seixal, contempla ainda:

- serviço de apoio domiciliário
- centro de convívio
- estrutura residencial para idosos

Em preparação, está já uma candidatura a Fundos Europeus, no âmbito do PRR (Plano de Resiliência e Recuperação), que podem ajudar a tornar este um sonho cada vez mais próximo.