“Flores de Maio“ marca regresso de exposições de pintura ao Auditório

Umbelina Ribeiro é um nome que faz eco no mundo local das artes. Esta semana, é com o seu nome que inauguramos a exposição de pintura “Flores de Maio”, inserida nas comemorações do 30º aniversário da elevação de Amora a Cidade.

O Auditório da Junta de Freguesia de Amora viu as suas paredes, uma vez mais, revestida pelas obras de Umbelina Ribeiro. Entre as várias tonalidades de azul, mescladas por amarelos vibrantes, vermelhos berrantes e pacíficos brancos, as obras da pintora, evocam “o que me emociona e inspira na altura em que me dedico ao trabalho”. No caso “as flores de Maio” – pintadas em acrílico recorrendo a técnica mista e fazendo uso apenas da espátula para “moldar” a tinta – “é aliás uma das características da minha pintura, não faço uso do pincel”, frisa a artista que há 40 anos se dedica a esta arte.

A pintora, que é igualmente uma das fundadoras da Associação ARTES, é um dos nomes mais assíduos na listagem de exposições que têm feito do auditório da autarquia uma galeria privilegiada no que diz respeito do contacto da população à cultura.

“Neste espaço recebemos as Assembleias de Freguesia – muitas vezes, abertas à população; recebemos formações, colóquios, apresentações dinamizadas por outras entidades, da freguesia, concelho e fora deste núcleo territorial; ao termos nas nossas paredes peças assinadas pelos nossos artistas estamos a fazer um trabalho de promoção e visibilidade dos mesmos” explica Manuel Araújo. “E este é um dos trabalhos que as autarquias têm: o de promover e democratizar a cultura”, conclui o presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Os quadros podem ser vistos até dia 27 de Janeiro, em horário de expediente e mediante disponibilidade de visitas ao auditório.