Rio dá mote a Árvore de Natal

Até dia 6 de Janeiro, o Coreto de Amora tem como companhia uma árvore de Natal muito especial: feita com materiais recolhidos do rio.

Em frente ao Coreto, na marginal de Amora, ergue-se, desde esta tarde (3 de Dezembro) uma pequena estrutura em metal. Sobre ela fizeram-se depositar redes de pesca, conchas e pedras. Materiais recolhidos do rio e que deram tema e mote à árvore de Natal "Ode ao Rio".

O desafio partiu da Junta de Freguesia de Amora. "Este ano quisemos ir um pouco mais além das luzes de Natal, em pelo menos, dois locais da Freguesia: na marginal e no jardim da sede da Junta de Freguesia", começa por contextualizar Manuel Araújo. "Daí surgiu a ideia de lançar o desafio, a dois grupos da nossa cidade cujos elementos se dedicam ao artesanato com materiais reciclados e reaproveitados. De um desses desafios, surgiu esta árvore de Natal pelo Grupo Coisas & Loisas, pertencente ao CDR Águias Unidas".

Uma peça simples (que conta com um presépio feito igualmente com materiais reaproveitados) fruto da imaginação das senhoras do Grupo Coisas & Loisas e que contou com a preciosa ajuda dos Escuteiros do Agrupamento 414 de Amora. “As conchas pintadas representam a cor, a vida, a biodiversidade do rio que banha a nossa cidade, e as redes de pesca, as pedras e os galhos, são materiais que recolhemos e que vemos ao longo da marginal, e que desta forma servem para prestarmos homenagem a esta maravilhosa baía e às suas gentes imbuídos neste espírito natalício”, explicam Bia e Helena, duas das participantes neste grupo criativo da freguesia.

"Ode ao Rio" foi o nome dado à peça que durante o mês de Dezembro, e até dia 6 de Janeiro de 2023, pode ser vista na zona ribeirinha da cidade.