Presidente da Junta de Freguesia abre as Festas sobre rodas

As Festas Populares de Amora regressaram, sem restrições e com muito público, à zona ribeirinha da cidade.

Entre o Palco Principal e Coreto dividiram-se atenções entre o cantor do momento, Miguel Azevedo; e as extraordinárias versões de sucessos nacionais e internacionais executadas pela banda Marchinha do Botequim. Mas o momento alto das Festas Populares de Amora é o tradicional desfile de motas (pelos grupos motards da Freguesia) que este ano teve um convidado especial: Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Pelas ruas já passeavam muitas pessoas que foram tendo no Coreto o ponto de encontro para assistirem à abertura oficial das Festas Populares de Amora. Este ano, e depois de dois anos em que as festividades não aconteceram nos moldes normais, mas que a tradição do desfile motard foi mantida, a marginal voltou a sentir a vibração das dezenas de motas que davam o toque de saída para a música animar o espaço.

A acompanhar o grupo de Motards Os Lusitanos (ao qual se juntou este ano os H2O e os motards do Seixal), percorrendo as principais ruas da freguesia (desde os Foros, passando pela Cruz de Pau, cruzando o Fogueteiro e atravessando o Correr de Água para percorrer as ruas da Amora Velha até ao Coreto, esteve Manuel Araújo. O autarca da Junta de Freguesia de Amora saudou desta forma a população e num discurso emotivo, recebeu todos os que se juntaram no regresso à normalidade.

Ao Coreto, para os discursos habituais, subiram o autarca da Amora acompanhado por Joaquim Cardador dos Santos (Presidente da Câmara Municipal do Seixal), que foram ladeados por Paulo Silva (Vice-Presidente da Câmara Municipal do Seixal) e Américo Costa (1º Secretário da Assembleia de Municipal do Seixal). Na plateia ficaram os restantes convidados institucionais (eleitos pela Junta e Assembleia de Freguesia de Amora; eleitos pela Câmara e Assembleia Municipal do Seixal, Presidentes das Freguesias de Fernão Ferro, União de Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, Padre Geraldo Finatto, Jorge Navalho dos Bombeiros de Amora, Prof. Mariana Mareco da UnisSeixal).

Miguel Azevedo e Marchinha do Botequim animam palcos

Coreto e Palco Principal dividiram as atenções de quem visitou a marginal de Amora no primeiro dia de Festas Populares. Enquanto no Palco Principal, o cantor do momento Miguel Azevedo cantou os seus principais êxitos, sob o olhar e aplausos de uma vasta plateia de fãs que o receberam pela primeira vez na cidade.

“Foi um excelente publico, com muita energia e com muito carinho, como sempre”, confessou o artista no final da sua prestação onde se seguiu a habitual sessão de autógrafos e fotografias.

No Coreto, a banda Marchinha do Botequim marcou com muita cor, muita alegria e versões originais êxitos de outros tempos.

Marcha de Amora conhece nova melodia

A primeira noite das Festas Populares de Amora foi repleta de muitos bons momentos. Um dos principais foi a surpresa que o Executivo da Junta de Freguesia de Amora reservou à população, com a apresentação oficial da marcha “Recordando Amora”. O poema escrito por Emílio Rebelo, é popularmente conhecido como "a Marcha da Amora", conheceu uma nova roupagem da responsabilidade dos músicos amorenses Eduardo Azevedo e Márcio Ferreira, acompanhados por Soraia Cardoso, Rui Poço e João Lobo.

A renovada e reinventada versão da música que canta a cidade pode ser vista no stand da Junta de Freguesia de Amora, no YouTube e nas Redes Sociais da Freguesia e acompanhará a abertura e encerramento dos concertos no Palco Principal das Festas.

As Festas continuam até dia 15 de Agosto, na marginal de Amora, a partir das 20h00 até às 23h00. Por lá, pode apreciar os habituais petiscos e doces deste tipo de evento e aproveitar para algumas compras e conhecer os negócios e coletividades da cidade.