“Temos a pretensão de ser uma referência a nível local e regional”

Nos limites da freguesia de Amora, a localidade de Belverde nasceu e cresceu em pleno pinhal da Aroeira e Belverde Conde da Cunha. E é este espírito de natureza, bem-estar e ambiente que norteiam os princípios e a missão da Associação para o Desenvolvimento Sociocultural e Desportivo de Belverde.

A viver uma época de mudança, a actual Direção, liderada por Vítor Duarte, tem como objetivo tornar a coletividade “uma referência a nível local e regional, na defesa dos direitos dos sócios e moradores da urbanização de Belverde”. E para isso, promete continuar o trabalho de dinamização que têm sedimentado nos últimos anos, graças à presença e organização de vários eventos, sobretudo voltados para a área do Desporto Zen e Natureza.

JFA -Como surge a Associação de Belverde e quais os princípios que a nortearam?
ADSDB -
Alguns moradores de Belverde, no início da construção do aldeamento, por volta de 1973, uniram-se para fazer face às dificuldades que à data surgiram, nomeadamente: alcatroamento de ruas, esgotos e transportes colectivos. Ao longo dos anos foram sendo criadas várias Comissões de Gestão e, em 2005, no dia 14 de março, foi escriturada a Associação para o Desenvolvimento Sociocultural e Desportivo de Belverde. A Direcção, recentemente, eleita no dia 06 de Fevereiro de 2022 tem por fins:
• O compromisso com as causas da comunidade;
• A preservação do meio ambiente;
• Ajudar os outros e ser solidário;
• Fomentar a bondade e ser tolerante;
• Ética e transparência.
Esta associação, sem fins lucrativos, tem, ainda, a pretensão de ser uma referência a nível local e regional, na defesa dos direitos dos sócios e moradores da urbanização de Belverde, e como missão:

• Contribuir para o envolvimento responsável e ativo dos cidadãos moradores em Belverde e para a construção de soluções para os desafios da sociedade;
• Prestar um serviço de excelência em defesa dos associados e moradores, na procura constante do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida.

JFA - Que evolução sentiram ser necessária para chegarem ao grupo formado hoje em dia?

ADSDB - A evolução natural de uma Comissão de Gestão comum transposta para uma associação com personalidade Jurídica e Estatutos, que norteasse os afazeres do dia-a-dia. Para além disso, em 2021, sentiu-se a necessidade em renovar os órgãos sociais, fruto do abandono da maior parte dos dirigentes. A direcção anterior funcionava com apenas dois elementos.

Actualmente, somos um grupo de pessoas com idades diferenciadas, mas unidas por um objectivo: tornar a nossa urbanização uma localidade dinâmica e activa, privilegiando o bem-estar de todos, desde os mais novos até aos mais velhos; fazer da “nossa terra” um lugar verde, tratado e cuidado, com a ajuda de todos; partilhar ideias e propostas de iniciativas para realizarmos em conjunto.

JFA - A ADSDBelverde tem-se mostrado muito dinâmica nos últimos anos. Com a oferta de desporto, em vertentes muito díspares. Neste sentido:

a) Como surge a necessidade desta dinâmica dentro da comunidade de Belverde?
ADSDB - A dinâmica partiu da experiência acumulada de um dos nossos sócios, na área chamada “Desporto Zen”, com aulas de Tai Chi e Chi Kung. Como não havia, ao nível da associação, nenhuma actividade, estas foram muito acolhidas. Mesmo as caminhadas ao domingo de manhã, por Belverde, e noutros concelhos, têm sido um êxito.

b) Que ofertas têm?

ADSDB - Estão previstas novas modalidades como o Yoga, a formação ao nível básico de Informática, aulas de Pintura e ainda a abertura da Sede Social, para momentos de Leitura e de jogos de tabuleiro.

Ao nível de eventos relevantes realizar-se-ão, entre outros projectos, a festa “Belverde Com Vida”, tal como outros eventos comemorativos e festivos. Pretendemos ainda dar início à limpeza do terreno, cedido pela Câmara Municipal do Seixal, para sede social da Associação.

c) E são direcionadas apenas a moradores ou a outros que queiram participar?
ADSDB -
Todas as modalidades em curso ou previstas podem ser frequentadas pelos moradores e por pessoas de outros concelhos.

JFA -Como é viver em Belverde?
ADSDB -
Belverde tem-se modificado ao longo dos anos, resultado das diferentes fases de loteamento que têm crescido desmesuradamente. Da chamada zona verde de pinheiros e habitats naturais, já não sobrevivem muitos e esse é também um dos nossos objectivos, devolver o verde a Belverde. A chamada 1ª fase de Belverde, onde se situam as moradias mais antigas, está bastante envelhecida ao nível dos residentes, sendo vários os que de momento, necessitam de apoio, para variadas tarefas diárias. É também nesta zona, onde o convívio entre vizinhos se torna mais evidente, e onde se formaram amizades ao longo da vida, que se localizam as zonas comerciais, como: cafés, cabeleireiro, estúdio de beleza e peixaria. Nessa zona também está localizado o Parque Infantil de Belverde. Temos depois a chamada 2ª fase, mais recente, onde a convivência não se torna tão visível, provavelmente devido ao facto de muitas pessoas trabalharem e só ao final do dia regressarem às suas casas.