Serrado ao Pôr-do-Sol: concertos e animação ao ar livre

A Junta de Freguesia de Amora prepara três dias de concertos, animação infantil e mostra de actividades económicas para usufruir, ao ar livre, no Parque Municipal do Serrado. “Serrado ao pôr-do-sol” acontece nos dias 13, 14 e 15 de Agosto.

Com Agosto chega o cheiro a férias, farturas e grelhados ao ar livre embalados em música bem popular e festiva que, justificado na religiosidade, trazem (traziam) para a rua milhares de pessoas. Na cidade de Amora, tal não é (era) excepção.

15 de Agosto deveria ser o dia mais desejado pela população para, em honra de Nossa Senhora do Monte Sião, se assistir à missa e em seguida, percorrer as ruas atrás dos andores que tinham, na marginal da cidade, o auge da religiosidade de um povo divido entre o rio e o campo.

Do ponto de vista pagão, era a oportunidade para se fechar a marginal e abrir as tendas de gastronomia, comércio e diversões para toda a família.

O ano de 2020 trouxe uma nova realidade. As festas foram canceladas. A música ouviu-se ao ar livre e com limitações ou transportadas pelas ruas da Freguesia e com os espectadores das suas janelas a fazerem a festa possível.

O presente ano, não trás com ele muita diferença.

“Em nome da segurança, saúde e daquilo que são as directrizes da DGS para os espetáculos culturais, o Executivo da Junta de Freguesia de Amora, optou por relocalizar as celebrações e dar-lhe uma nova roupagem”, explica Manuel Araújo. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, “este ano era importante oferecer às pessoas outra oferta cultural e musical, para as animar e gratificar perante as posturas que muitos tiveram ao longo desta pandemia. Assim como aos comerciantes – que têm nas feiras e romarias de Portugal o seu maior ganha pão – uma oportunidade de poderem retomar alguma normalidade”.

“Serrado ao Pôr-do-Sol” foi a solução encontrada.

Tendo como palco o Parque Municipal do Serrado - que devido às suas características infraestruturais e logísticas (recinto ao ar livre, vedado e espaçoso) “permite a realização de eventos em consonância com as normas exigidas legalmente”, foi reunida uma programação que pretende “ser um factor de agregação entre famílias, mas ao mesmo tempo, dissuasor de ajuntamentos”, frisa Manuel Araújo.

Concertos (com alguns nomes conhecidos), animação infantil e aulas abertas de modalidades desportivas juntam-se no recinto que irá receber ainda o Mercado ao Pôr-do-Sol: um espaço onde artesãos, pequenos negócios e propostas gastronómicas se aliam para dar mais cor e sabor ao evento. E não faltará o fogo de artifício que promete um espectáculo de luz sobre as águas da Baía do Rio Judeu.

13 - Serrado ao Pôr-do-Sol

Às 20h00, se ouvir as motas a percorrem as ruas da cidade de Amora já sabe: é o habitual desfile do grupo motard Os Lusitanos, que marcam o arranque oficial do evento cultural Serrado ao Pôr-do-Sol, a 13 de Agosto.

A esperá-los, no Parque Municipal do Serrado, estarão os Karma Drums que marcarão o compasso da animação que, durante três dias, promete alegrar o espaço.

13 Agosto

16h00 - Mercado no Serrado
16h30 - Descerramento da peça "Máscara d´Esperança" pelo grupo Coisas & Loisas (GD Águias Unidas)
21h30 - Concerto com Sebastião Antunes e Quadrilha*

14 Agosto

10h00 - Abertura do Mercado
10h00 - Animação infantil com Hélder Costa e Boneca Mimi
11h00 - Aula Aberta de Tai Chi, com ADSCDBelverde
21h30 - Concerto Rui Bandeira*

15 Agosto

10h00 - Abertura do Mercado
10h30 - Aula Aberta de Tai Chi, com ADSCDBelverde
21h30 - Concerto Projecto Fado Meets Jazz, com fadista convidado, André Azevedo*

*Bilhetes disponibilizados no recinto, até duas horas antes do início do espectáculo e limitado aos lugares sentados.

15 de Agosto - Viver Amora

23h30, marginal de Amora: espectáculo de Fogo de Artificio