Aniversário da Cidade: celebração une autarquia e movimento associativo

Exposições, mercados, teatro infantil e aulas abertas de várias modalidades fazem parte da agenda comemorativa que a Junta de Freguesia de Amora preparou, em parceria com o movimento associativo, para assinalar o 28º aniversário da elevação de Amora a cidade.

O mês de Maio marca a data em que a Amora celebra a sua elevação a cidade. Depois de um ano em que a efeméride foi assinalada, sobretudo, a nível digital; este ano, as comemorações voltam à rua – embora com alguns condicionamentos.

O Executivo da Junta de Freguesia de Amora desafiou o movimento associativo da cidade para participar nas dinâmicas culturais e desportivas que, durante cerca de 3 semanas, vão dar mais cor e animação aos espaços públicos.

“O movimento associativo foi um dos grandes prejudicados com os confinamentos, obrigando a que muitas actividades tivessem de ser efectuadas online ou mesmo canceladas por tempo indeterminado. Sabemos que o regresso está a ser feito com muita ponderação, precaução e preocupação por parte das direções dos clubes e, por isso, considerámos essencial que tivessem uma vez mais na autarquia um facilitador deste regresso”, assume Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Assim, o desafio foi lançado às várias coletividades da freguesia e desta união, resultou um programa eclético, que pretende devolver vida aos espaços, alegria à população e dinâmica aos clubes e associações.

“A preocupação foi que a oferta fosse de encontro à multiplicidade cultural e geracional que temos no território e que tudo decorra dentro das normas máximas de segurança, esperando nesse aspecto a colaboração da população para o cumprir das regras que se tornaram básicas e rotineiras na nossa vida: como o distanciamento social, evitar ajuntamentos e o uso obrigatório de máscara”, reforça Manuel Araújo.

Um dos momentos icónicos das comemorações será o início da pintura do mural In Memorium,que será assinado pelo artista Paulo Carreira.

“Temos uma tela em branco que é, igualmente, um dos locais de maior passagem da freguesia, e é um muro que precisa ser dignificado, também, por ser o muro do cemitério paroquial. Por isso, lançámos o desafio ao artista Paulo Carreira para ali eternizar as valiosíssimas memórias históricas que constituem a herança patrimonial material e imaterial da Amora e marcarmos, desta forma, o 28º aniversário da cidade”, avança o presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Maio: mês de África e do Património

A par do aniversário da cidade de Amora, Maio foi, igualmente, aproveitado para o projecto Tutores do Bairro, assinalar o Mês de África. As iniciativas culturais associadas vão decorrer entre os dias 15 e 29 de Maio, no grupo Desportivo e Recreativo da Quinta da Princesa, e estão incluídas na agenda do 28º aniversário da Cidade de Amora.

Também a Câmara Municipal do Seixal elegeu o mês de Maio para celebrar o Património. Neste sentido, e inseridas nas comemorações do aniversário da Cidade, vão acontecer duas iniciativas com a cunho do Ecomuseu: o assinalar do dia Internacional dos Museus (18 de Maio), no Coreto da Amora que celebrará, igualmente, mais um ano de vida daquele projecto / espaço municipal; e um debate que se debruçará em redor das Histórias & Memórias Fotográficas da Amora (projecto também do Ecomuseu e que tem percorrido várias freguesias do Concelho).

Programação:

14MAIO

Auditório JFAmora

16h30_ Inauguração da Exposição “28 anos da Cidade de Amora”, do Grupo Coisas & Loisas (CDR Águias Unidas)

Parque do Serrado

19h00_ Aula Aberta de Danças Africanas (dinamizada por Afro Dance Workout)

20h00*_ Aula Aberta de Capoeira (dinamizada por CCD Paivas)

(*hora a carecer de confirmação final)

15MAIO

Marginal de Amora

10h00 às 18h00_ Mercado a.ti.tu.do

Parque do Fanqueiro

10h00 às 18h00_ Comemorações Dia da Família (dinamizadas pela Associação para o desenvolvimento Sociocultural de Belverde):

9h15 às 1h20_ Autêntico Tai Chi Chuan (Max Dores)

10h30 às 11h45_ Medical Luohan Chi King (Gabriela Luís)

14h00 às 15h00_ Jogos Tradicionais em Família

15h15 às 16h00_ Yoga (Sónia Jesus)

16h15 às 18h00_ Concurso de Talentos

Parque das Paivas

9h00 às 11h00_ Aula Aberta de Karaté (dinamizada pelo CCD Paivas)

Grupo Desportivo da Quinta da Princesa

16h00 às 19h00_ Oficina de Poesia a partir de Provérbios, com Zetho Cunha Gonçalves

16 MAIO

Marginal de Amora

10h00 às 18h00_ Mercado a.ti.tu.do

Quinta do Pinhão

9h00_ 39º JoveMaio do Fanqueiro (dinamizado pelo CDR Águias Unidas)

Parque do Fanqueiro

16h30_ Aula Aberta de Tai Chi Chuan (dinamizado por Max Dores – ADSC Belverde)

18 MAIO

Coreto de Amora

16h30 às 17h30_ Concerto pelo Dia Internacional dos Museus com o Pólo do Seixal da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (dinamizado por Ecomuseu / CMSeixal)

22 MAIO

Parque das Paivas

11h30 e 16h30_ Teatro Infantil “… Num Farol” (dinamizado por Animateatro)

10h00 às 11h00_ Aula aberta de Karaté (dinamizado por CD Paivas)

Grupo Desportivo e Recreativo da Quinta da Princesa

16h00 às 19h00_ Oficina de Escrita: Activismo e Antiracismo, por Paula Cardoso (dinamizado pelos Tutores do Bairro no âmbito do Maio mês de África)

SFOA

15h30_ Apresentação Pública do projecto “Históricas & Memórias Fotográficas” (dinamizado pelo Ecomuseu / CMSeixal)

*Inscrição gratuita, mas obrigatórias através do telefone210976112 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

17h00_ Sessão Solene do 28ª Aniversário da Cidade de Amora, com concerto da Banda da SFOA

29 MAIO

Fanqueiro

9h00_Mercado Tradicional do Fanqueiro