Viver Abril: em Liberdade e em Segurança

A Junta de Freguesia de Amora vai assinalar o 47º aniversário do 25 de Abril com concertos, exposições e visitas virtuais e a habitual deposição de flores nos monumentos de homenagem à Revolução dos Cravos, espalhados pela cidade.

O cenário de combate à pandemia e de restrições à liberdade global voltam a contextualizar as comemorações do 25 de Abril. Este ano, com um pouco mais de liberdade, a revolução dos cravos vai ser assinalada num misto entre virtual e in loco, apelando-se “ao bom sendo da população para continuarem a ser cumpridas as regras básicas de segurança e etiqueta respiratória”, reforça Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

As comemorações iniciam-se a 23 de Abril, com a entrega de cravos às entidades e forças vivas da freguesia., pela manhã; e com a inauguração da exposição de pintura “Reviver Abril”, da Associação ARTES, no Auditório da Junta de Freguesia de Amora, pela tarde.
Será a música a dar os acordes da efeméride. Os três parques da cidade – Serrado, Paivas e Fanqueiro – vão receber as actuações do grupo de percussão Karma Drumms e do animador Hélder Costa.

“Serão pequenos concertos de 30 minutos, que acontecerão ao ar livre, esperando que as pessoas que estejam nas esplanadas e nos seus passeios, possam usufruir destes momentos sem ajuntamentos e em segurança”, descreve o presidente da Junta de Freguesia de Amora.

No dia que se assinala o 47º aniversário, sobre a revolução que trouxe a liberdade a Portugal, o executivo cumpre a tradição: com a deposição de cravos na rotunda 25 de Abril, no Fogueteiro; no monumento de homenagem aos Vidreiros e no monumento aos Combatentes Antifascistas, no Cemitério Paroquial de Amora.

Também no próprio dia, nas redes sociais da Freguesia (Youtube, Facebook e Instagram), será divulgada uma visita virtual ao Posto do Movimento das Forças Armadas, localizado nas instalações do Regimento de Engenharia 1, na Pontinha, concelho de Odivelas – local que foi o centro das operações militares desencadeadas contra o regime ditatorial.

“Este ano, esperamos gozar de um pouco mais da liberdade que Abril nos deu, tendo sempre a consciência colectiva que a batalha contra a Covid 19 não está ganha e precisa que, todos os dias, todos nós assumamos uma posição de luta persistente ao usar a máscara, manter a distância e restringirmos os contactos sociais e exteriores ao básico e mínimo indispensável”, diz Manuel Araújo.

23 Abril | 16h00
Inauguração da Exposição “Reviver Abril”, da associação Artes (Auditório da Junta de Freguesia de Amora).

Cantar Abril (concerto com Karma Drums e Hélder Costa)
15h00 - Parque do Serrado
16h00 - Parque das Paivas
17h00 - Parque do Fanqueiro.

Deposição de cravos nos monumentos Rotunda 25 de Abril (Fogueteiro) e do Vidreiro (Marginal de Amora) e no monumento Anti Fascista (Cemitério Paroquial de Amora)

Visita Virtual ao Posto do MFA (redes sociais da Junta de Freguesia)