Luísa Ducla Soares e Alice Vieira contam histórias da sua autoria

No âmbito do Dia Internacional do Livro Infantil, que se assinala a 2 de Abril (data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen) a Junta de Freguesia de Amora lança a iniciativa online “Contos de Palmo e Meio: histórias contadas por quem as escreveu”. O repto foi respondido por Luísa Ducla Soares e Alice Vieira – dois dos grandes nomes do universo da Literatura infanto-juvenil em Portugal.

Os tempos são de ecrãs: onde a cor, as imagens e a padronização de comportamentos captam as maiores atenções e ganham fãs que se movem ao sabor do número de likes e seguidores nas redes sociais. Os livros, outrora uma das melhores companhias nas horas de dedicadas ao lazer, estão a ser lentamente revogados ao plano horizontal das prateleiras das bibliotecas ou dos escaparates das livrarias; ou, numa tentativa de sobrevivência, entram no corpo etéreo das transferências cibernéticas e transformam-se em documentos digitais acessíveis à distância de um clique. Seja qual for a forma com que se assumam, “os livros são, sem dúvida um importante instrumento para alimentar a imaginação, fomentar a cultura, criar espíritos críticos e conhecedores”, frisa Manuel Araújo.

Por esse motivo, e querendo assinalar a data com uma iniciativa que concorre-se para “a promoção do gosto pela leitura pelos mais novos e sensibilização dos Encarregados de Educação para a necessidade de criar hábitos de leitura desde a primeira infância, o Executivo decidiu lançar online uma sessão de contos onde, quem lhes desse voz fossem os próprios autores”, explana o presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Neste universo, surgem os nomes de Luísa Ducla Soares e de Alice Vieira – “nomes que todos associamos às grandes obras da literatura nacional para crianças e jovens, e que as crianças facilmente reconhecem, pois assinam, igualmente, alguns dos textos dos livros de Português das nossas escolas do 1º Ciclo”.

No ano em que Luísa Ducla Socares assinala 50 anos de carreira, a escritora conta-nos a história d' “A rapariga limpa e o rapaz sujo” - “uma história meio maluca, mas os miúdos também precisam de rir”, explica Luísa Ducla Soares.

Já Alice Vieira, que em 2020 foi feita Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, foi outra das escolhas óbvias, que prontamente saudou a iniciativa e se juntou à mesma, com o conto “ASenhora Duquesa quer leite”.

As histórias são para serem ouvidas e vividas em família, no dia 2 de Abril, nas redes sociais da Junta de Freguesia de Amora (YouTube, Facebook e Instagram)

Luísa Ducla Soares – quem é?

Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. É licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa.

Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido diretora da revista de divulgação cultural Vida (1971-2).

Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, Contrato, em 1970.

Foi Adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976-8).

Trabalhou de 1979 a 2009 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia da literatura para crianças em Portugal.

Junto de escolas e bibliotecas, desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura.

Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemática relacionada com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos.

São dela, alguns dos livros aconselhados pelo programa Ler +, como: O Livro das Datas, Abecedário Maluco, Seis Histórias às Avessas, Contos para Rir, A Princesa da Chuva e o Planeta Azul.

Alice Vieira – quem é?

Alice Vieira nascida a 20 de Março de 1943 é escritora e jornalista.

Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre, tendo-se Licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Dedicou-se desde cedo ao jornalismo, tendo trabalhado nos jornais "Diário de Lisboa" (onde, juntamente com o seu marido, o jornalista e escritor Mário Castrim, dirigiu o suplemento "Juvenil"), "Diário Popular" e "Diário de Notícias" e colaborou durante muitos anos com a revista "Activa" e o "Jornal de Notícias".

Trabalhou em vários programas de televisão para crianças e é considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.

As suas obras foram traduzidas para várias línguas, como o alemão, búlgaro, castelhano, galego, catalão, francês, húngaro, holandês, russo, italiano, mandarim, servo-croata e coreano.

A 7 de Março de 1997 foi feita Comendadora da Ordem do Mérito e a 17 de Novembro de 2020 foi feita Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.

O Dia Internacional do Livro Infantil:

Há 216 anos, a 2 de Abril, nascia na Dinamarca, Hans Christian Andersen. Têm a sua assinatura grande parte dos contos que povoam o imaginário infantil das crianças de todo o mundo, como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Princesa Ervilha, Polegarzinha e a Rainha da Neve.

Pelo seu tremendo contributo para a literacia infantil, o dia do seu nascimento foi escolhido pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) - que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ) - para ser, igualmente, o Dia Internacional do Livro Infantil.