BAMS homenageia D. Branca Saraiva de Carvalho

O artista urbano amorense, BrunoSantos aka BAMS, tem uma nova tela na cidade de Amora, onde está a fazer renascer o rosto da benemérita local, D. Branca Saraiva de Carvalho.

Foi dona e senhora de terrenos onde hoje estão instaladas colectividades que fazem vibrar a vida cultural e desportiva da Freguesia de Amora. Muitos reconhecerão o seu nome desses feitos, de que rezam os livros de História da cidade ou que passam no “boca em boca” dos mais antigos que recordam a sua generosidade; outros apenas associarão o nome a uma das artérias da cidade.

Branca Saraiva de Carvalho. É o nome de quem falamos.

Eram dela os terrenos onde estão instaladas a Cantina Escolar Social que receberiam o nome da sua companheira de infância, e também amorense, D. Berta Bastos Mendes; assim como, os terrenos onde se ergue a Sociedade Filarmónica Operária Amorense - cujas paredes recebem agora esta homenagem. Reza a história popular, que D. Branca havia ainda oferecido, os terrenos adjacentes à Cantina Social, para que o Amora FC pudesse erguer parte das suas instalações - algo que nunca chegou a concretizar-se.

E é ela que se refere a mais recente obra de arte, assinada pelo writter e graffiter BrunoSantos BAMS, e que nasce na empena lateral da colectividade que ajudou a construir – a SFOA.

“É uma forma de homenagear esta foi que foi uma grande senhora da Amora e manter a memória dos seus feitos e nada melhor que num local que tem a sua história ligada ao nome de Branca Saraiva de Carvalho”, explica BrunoSantos BAMS.

A obra, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Amora e da SFOA, está prevista estar terminada no decorrer da segunda semana de Outubro.

fotógrafo: @dachicthief