Festas Populares de Amora celebradas em Movimento

O palco das Festas Populares de Amora, este ano, serão as ruas da cidade. Entre os dias 14 e 16 de Agosto, serão vários as actividades que se vão movimentar nas principais artérias da cidade, numa organização conjunta da Junta de Freguesia de Amora e a Câmara Municipal do Seixal.

“De olhos postos no passado, para festejarmos juntos no futuro” é a frase inspiracional que motiva as celebrações das Festas Populares de Amora – que é dedicada à Nossa Senhora do Monte Sião.

“Quando em Março fomos todos surpreendidos por esta pandemia, em sede de Executivo da Junta, foi discutido e decidido que, independentemente da situação sanitária que se vivesse em Agosto, não haveria condições para realizarmos as festas na sua dimensão habitual”, relembra o presidente da Junta de Freguesia de Amora.

“Em primeiro lugar, as receitas próprias sofreram um forte abalo e as despesas, por seu turno, acentuaram-se devido ao investimento que teve de ser feito em material de protecção e desinfecção; mas, sobretudo, porque tivemos de centrar atenções e recursos para questões mais preocupantes e fraturantes, como o apoio social à população afectada com a crise económica”, justifica Manuel Araújo.

Com o passar do tempo, e com o levantamento de algumas restrições por parte do Governo e da Direcção Geral de Saúde, “considerámos que seria importante assinalar a data de forma simbólica e em segurança”, explica o autarca.

Neste sentido, a Junta de Freguesia de Amora iluminou a zona do Coreto e da Praça 5 de Outubro, e elencou uma série de eventos que irão decorrer nestes três dias e que acontecerão em dois planos principais:

- Online: através de uma pequena reportagem, onde se evoca a memória das gentes da terra que nos ajudam a rever a história e as tradições de uma festa que está intrinsecamente ligada ao culto a Nossa Senhora do Monte Sião. “Neste filme contamos com testemunhos de várias pessoas e alguns apontamentos históricos que nos remetem à preservação das memórias e do passado,” conta o autarca. A par disso, alguns momentos musicais vão ter espaço nas redes sociais da Freguesia, assim como a criação de uma visualização online de uma exposição assinada pela ARTES – Associação Cultural do Concelho do Seixal.

- Presencial: através de momentos de entretenimento pelas ruas da cidade. “Quando estivemos em confinamento, lançámos o Música na Rua – um projecto que foi pioneiro a nível nacional, e que teve uma excelente resposta por parte da população, tendo sido replicado por outras entidades”, recorda Manuel Araújo. Assim, “decidimos recuperar essa ideia e levarmos a Festa em Movimento aos nossos fregueses”. Para isso, “contamos com o apoio da Câmara Municipal do Seixal”, na organização do novo modelo de romaria e festividades, que pretende evitar a concentração de gentes e actividades num só espaço.

Música alegra as ruas

Desde a tarde de dia 14 de Agosto que a música irá desfilar nos Parques (Serrado, Paivas e Fanqueiro) com a actuação dos Karma Drums. Já as ruas da cidade, vão ter algumas horas de música em movimento, com o grupo Fiesta Lusa e os cantores Márcio Ferreira e Eduardo Azevedo.

O dia maior da festa, 15 de Agosto, vai ser animado por Hélder Costa e Vítor Ginja, que irão percorrer mais algumas das artérias da cidade.

As festividades encerram no domingo, dia 16 de Agosto, com um Tributo ao Fado com a participação de jovens promessas da canção portuguesa – alguns deles, com raízes na Amora (Isabel Noronha, Cristiano Sousa e André Vaz). Este espetáculo irá decorrer no Parque do Serrado e terá limite de espetadores.

Procissão de imagem única

À parte do lado pagão das festividades, associadas ao 15 de Agosto – feriado nacional em que se assinala a Ascensão de Nossa Senhora, existe uma tradição religiosa que remonta ao séc. XIV: a veneração da padroeira da Amora, Nossa Senhora do Monte Sião.

Neste âmbito, as entidades religiosas consideraram importante que a imagem da padroeira da cidade saísse às ruas, mas de forma singular, como explicou o Padre Geraldo Finatto. “Para expressar esta nossa devoção faremos com a Nossa Senhora vá até ao Coreto, percorrendo as ruas habituais desta procissão, mas irá numa charrete e convidamos o Povo a participar, a partir das suas janelas e varandas, enfeitando-as e evitando aglomerações”, frisa o pároco da Amora.

Como é habitual, as Festas Populares vão contar com a participação do Grupo de Motards de Amora “Os Lusitanos” que vão desfilar, em menor número, nas ruas da cidade marcando o início das celebrações singulares deste ano.

Para mais informações, visite o nosso site www.jf-amora.pt e siga-nos nas redes sociais Facebook www.facebook.com/freguesiaamora e Instagram www.instagram.com/jfamora.

* De forma a que as Festas Populares possam ser vividas em segurança, as mesmas vão ter a presença das forças de autoridade locais. Pedimos ainda que evitem aglomerados e a permanência prolongada nos espaços públicos, usem a máscara e cumpram o distanciamento social.