Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2020

Em dia de São Pedro (29 de Junho), assinala-se igualmente o Dia Municipal do Bombeiro. Este ano, a data foi marcada pelas medidas de contingência que acautelam a Saúde Pública.

A manhã começou cedo no quartel dos Bombeiros Mistos de Amora, com a preparação da cerimónia simbólica da homenagem municipal aos Bombeiros. No espaço exterior, alguns soldados da paz faziam a formatura, enquanto o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Cardador dos Santos – acompanhado dos eleitos pelo poder autárquico das Freguesias do Concelho (com Helena Quinta, em representação do Executivo da Junta de Freguesia de Amora) e alguns Vereadores, enalteceu o trabalho dos que se encontram na primeira linha de auxílio da pandemia que assola o mundo.

A cerimónia serviu ainda para assinar um protocolo de comparticipação de mais de oito mil euros para a aquisição de seis aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto. “Equipamentos, reforçam a sua capacidade operacional e a sua segurança nos combates que irão travar por todos nós”, como frisou Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Recursos precisam-se

Paralelamente à cerimónia, Jorge Navalho, 2º Comandante dos Bombeiros Mistos de Amora lembrou a necessidade de “renovação da frota” como algo urgente, uma vez que as viaturas em serviço já têm uma média de idades superior a 20 anos. E ainda “o problema da falta de voluntários que seriam um complemente muito importante para uma corporação como a da Amora”, garante.