"Coisas & Loisas" mostram Amora em arte

“Viver a Cidade de Amora é”, entre rendas, trapos, madeira e os mais diversos materiais, conseguir mostrar o património cultural e natural da cidade que completa 27 anos de elevação a esse estatuto. As peças nascidas das mãos dos membros do grupo “Coisas & Loisas”, do CDR Águias Unidas, serão dadas a conhecer numa exposição online, que antecede o auge das comemorações da Cidade de Amora, a 19 de Maio. O trabalho de meses está à distância de um like no Facebook ou de um Follow no Instagram da Junta de Freguesia de Amora.

O trabalho teve início há cerca de 6 meses. Ainda não se falava em pandemia por terras lusas. E havia a vontade de reunir trabalhos de arte, fazendo uso dos mais diversos materiais, que retratassem a vivência da cidade de Amora, com todo o seu património cultural, histórico, natural e humano. A ideia é que estivessem inseridos no programa das Festas da Cidade de Amora.

O desafio foi, prontamente, aceite pelo grupo “Coisas & Loisas”, que tem no Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas a sua base.

“Esta iniciativa só foi possível graças ao talento, entrega e paixão deste grupo de senhoras”, garante Manuel Sezões, presidente do CDR Águias Unidas.

Uma paixão que não ficou abalada, quando os planos de contingência ditaram que os trabalhos não poderiam ter no Auditório da Junta de Freguesia de Amora, o seu espaço físico e serem visitados e apreciados ao vivo.

Este grupo de senhoras, representado por Maria Altina Mendes Filipe continuou árdua e inspiracionalmente a desenvolverem os seus trabalhos em período de quarentena. Das suas hábeis e sábias mãos e feito arte, deu-se vida aos flamingos cor de rosa que visitavam a baía do Rio Judeu; recriaram-se as janelas e o casario antigo de traça típica; encontrou-se novas texturas para o corpo dos peixes que habitam as água do rio e de retalhos se recriou a bandeira da cidade.

Ideias que “nasceram ao observar o nosso património e, com imaginação e criatividade, transformaram-se materiais, tais como lãs, linhas, trapos, cordas e paus nestas peças”, descreve a representante do Grupo.

“Viver a cidade de Amora é ter no seu movimento associativo, como o Grupo Coisas & Loisas do CDR Águias Unidas, parceiros para mantermos a dinâmica que faz a cidade continuar viva, sobretudo num contexto como este que estamos a atravessar”, remata Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Os trabalhos vão poder ser vistos, neste fase, na exposição online via Facebook da Junta de Freguesia de Amora (www.facebook.com/freguesiaamora), que inaugura dia 19 de Maio, pelas 12h, esperando-se que as peças possam vir a ser observadas com maior detalhe no espaço do Auditório da Junta.