27º Aniversário da Cidade de Amora: festejar sem sair de casa

A Amora completa 27 anos de elevação a Cidade, a 20 de Maio. Até lá, e apesar das notícias que apontam para a aparente transicção do Estado de Emergência para Calamidade, as comemorações desta data vão obedecer a moldes diferentes de outros anos e serão, sobretudo, efectuadas online nas redes sociais da Junta de Freguesia.

20 de Maio é uma das datas marco na História Local da Amora, constituindo o reconhecimento da importância e do trajecto histórico da localidade que encontra tradução na sua mais antiga referência, pelo escritor Fernão Lopes, na sua crónica de D'El Rei D. João I, onde descreve que, no ano de 1384, o Regedor e Defensor do Reino, D. João, tinha galés na enseada da Amora.

“Para assinalar a data, e tendo em conta o momento presente - que ainda exige muita precaução no desconfinamento - tivemos de accionar um Plano B àquilo que eram os planos iniciais”, começa por esclarecer Manuel Araújo. “Por isso, decidimos fazer as comemorações em torno das nossas redes sociais e vamos integrar, numa programação alargada, a participação dos representantes associativos e políticos a par com uma programação cultural”, remata o Presidente da Junta de Freguesia de Amora.

De 1 a 20 de Maio, ao acompanhar as Redes Sociais da JF Amora (Facebook e Instagram), vai ser surpreendido diariamente com intervenções dos dirigentes dos clubes e associações que têm a sua sede na cidade de Amora; dos representantes dos organismos políticos e das forças políticas com representação na Assembleia de Freguesia e Executivo da Junta de Freguesia; assim como a participação de algumas figuras públicas que têm, tiveram e/ou mantêm relações com a cidade e algumas exposições e momentos musicais para assistir.

“Há a preocupação de, mesmo isolados, mantermos esta união e a participação, neste aniversário, de todos aqueles que tornam a Cidade de Amora neste organismo vivo, dinâmico e em crescimento, que até aqui se tinha notado de forma exponencial e que, esperamos, possa ser retomado em breve – ainda que com consequências notórias ao nível da realidade económica e social que este vírus nos trouxe”, conclui o autarca.

O culminar das comemorações acontece no dia 20 de Maio, com uma “sessão solene” onde se vão incluir os discursos dos partidos com acento nos órgãos eleitos da Freguesia e de um momento musical (a anunciar em breve).

Mensagens de parabéns

Carlos Henriques do Amora FC (VER)
Rui Pinheiro da Associação Naval Amorense (VER)
Gabriela Silva da Azinhaga das Paivas (VER)