Abril à janela: festeje connosco sem sair de casa

O 46º aniversário do 25 de Abril vai ser pautado pelo isolamento social que ainda se vive em todo o mundo, e em que Portugal não é excepção. Ainda assim, a Junta de Freguesia de Amora quis assinalar a data… à janela! Apelando à população para ficar em casa, a autarquia vai levar música e animação às ruas da cidade, com Hélder Costa e Ricardo Mestre.

Com Abril escreveu-se Liberdade. A “mesma” que nos permite estar hoje, em isolamento social voluntário.

E ainda que confinados (muitos de nós) a quatro paredes, que nos tornam a todos mais seguros neste período de pandemia, “a revolução que nos trouxe a Democracia não pode ser esquecida”, afirma Manuel Araújo. Assim, “e no seguimento do sucesso da iniciativa Música na Rua para que fique em casa, surgiu a ideia de comemorarmos Abril também à janela com mini-concertos”, adianta o presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Ao palco ambulante dos mini-concertos vão subir dois nomes já bem conhecidos dos amorenses (e não só): Hélder Costa (animador que tem participado várias iniciativas da Junta de Freguesia de Amora) e Ricardo Mestre (cantor e um dos nomes que fazem parte do palco do The Voice Portugal).

Mas antes da animação musical, o tempo será de cerimónia solene, com o autarca da Amora (acompanhado por alguns membros do Executivo), a colocar cravos nas rotundas dos monumentos aos Vidreiros e aos Resistentes Anti Fascistas.

Todos a cantar Grândola Vila Morena

A festa será feita à janela e outro dos desafios é que os cidadãos se unam a um coro único, para enaltecer os valores de Abril, cantando uma das músicas que evocam a revolução sem sangue: Grândola Vila Morena.

“Esperamos que os amorenses se possam unir, uma vez mais, nestes festejos mais intimistas desta nossa revolução – que foi feita na rua e que hoje, por circunstâncias conhecidas de todos, somos convidados a viver na segurança das nossas casas”, reforça Manuel Araújo.

Assim, às 15h00, é tempo de afinar a voz e ir às janelas / varandas e cantar, com os seus vizinhos, a icónica música de Zeca Afonso.

Exposição para ver online

Outra novidade que vai marcar a efeméride é a inauguração da exposição “Bandeiras da Liberdade”, assinada por vários artistas da Associação Cultural, ARTES.

Ao contrário do planeado, as bandeiras não vão ter como palco físico a zona ribeirinha da Amora, mas o espaço cibernético da Freguesia. Ou seja, a exposição vai ser inaugurada às 12h na página do Facebook da Junta de Amora ficando acessível para visita a qualquer cidadão.

“Tivemos de repensar como assinalar esta data tão importante da nossa História, mantendo os padrões de segurança e de recolhimento que temos vindo a apelar desde o dia 13 de Março, e estas foram as soluções que nos pareceram mais adequadas e que, de certa forma, fará chegar a mensagem de Abril a vários pontos”, justifica o presidente da Junta de Freguesia de Amora.

“Isto porque o importante é que a data fosse assinalada de alguma forma porque, tal como o nosso Presidente da República afirmou, nem o País nem a Democracia estão suspensos”, frisa Manuel Araújo.

Ainda no âmbito do aniversário sobre a Revolução de Arbil, quem vai receber um presente da Câmara Municipal do Seixal, serão os Bombeiros Mistos de Amora: uma ambulância nova para reforçar os equipamentos de apoio a emergência.

Itinerários dos Mini-Concertos com Hélder Costa e Ricardo Mestre:

15h00 - Rua da Sociedade Filarmónica Operária Amorense
15h30 – Rua Rodrigues Lapa (no entroncamento com a Av. Qta. da Atalaia /Bairro 25 de Abril)
15h45 – Rua de Bissau (frente ao Clube Recreativo da Cruz de Pau)
16h00 - Parque das Galeguinhas (Piscina de Amora)
16h30 - Rua Joaquim Garcia Belo (Vale de Gatos )
17h00 – Rua João das Regras (Fogueteiro)
17h15- Praceta Salgueiro Maia (Fogueteiro)
17h45 – Av. 1º de Maio (junto à Farmácia do Fogueteiro)
18h00 – Praceta 1º de Dezembro (Paivas)

Tags :