JFAmora oferece equipamento de protecção individual aos Bombeiros de Amora

O Corpo de Bombeiros da Amora assinala hoje, dia 1 de Abril, o 16º aniversario sobre a sua homologação, por parte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. A data foi assinalada com a entrega de equipamentos de protecção individual, por parte das Juntas de Freguesia de Amora e Corroios.

A data é de festa e, embora pareça mentira, o momento é de emergência a uma escala internacional. Ainda assim, “não podíamos deixar passar a data em claro”, confessa o 2º Comandante dos Bombeiros Mistos de Amora. Jorge Navalho fez as honras da casa e, numa reunião informal e simples, recebeu nas novas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, os autarcas de Amora e Corroios. O dia serviu de pretexto para se assinalar a entrega de dois equipamentos de protecção individual (EPI's) de combate a incêndios urbanos.

“Apesar das condicionantes a que o Estado de Emergência nos obriga, fizemos questão de vir aqui assinalar este dia e de vos dar um abraço (metafórico, diga-se) de solidariedade pelo vosso empenho, sobretudo, neste momento, na ajuda aos outros e frisar algo que já sabem - que podem contar sempre com a Junta de Freguesia de Amora”, afirmou Manuel Araújo. O Presidente da Junta de Freguesia lembrou ainda o investimento efectuado, em parceria com os Bombeiros, na aquisição de uma tenda de campanha “que agora se mostra mais necessária que nunca”.

Perante mais uma ajuda das entidades de proximidade, Lúcia Soares, presidente da Direcção da AHBMA, reconheceu o papel destes, “que se substituem ao Poder Central - que é de onde deveria vir a ajuda, mas não vem – e que permitem o melhorar das condições de trabalho dos nossos efectivos que, no dia-a-dia, vivem em função dos outros”.

Esta oferta vem dar resposta a lacunas que existiam - “de equipamentos com prazo de validade ultrapassados e em número insuficiente”, adiantou Lúcia Soares. E, por isso, “é uma grande ajuda”, remata.

Próximos passos

Nestes 16 anos de existência, a maior luta do Corpo de Bombeiros de Amora foi conseguirem ter novas instalações, que permitissem, aos 56 activos, melhores condições para exercerem a sua missão de ajuda à Comunidade.

“Todos nos lembramos das condições precárias em que se encontravam e que, mesmo assim, nunca impediram que este Corpo correspondesse e respondesse sempre aos pedidos de socorro das suas populações, e também, das populações a nível nacional”, enalteceu Manuel Araújo.

Agora, Lúcia Soares está de olhos postos nos próximos passos que, “seria adquirir, o mais breve possível, uma viatura de combate a incêndios florestais e, pelo menos, mais uma ambulância”.

Em alerta permanente

Paralelo às tímidas comemorações do aniversário, os Bombeiros de Amora, estão numa das frentes de batalha mais duras de sempre: o combate à pandemia do Covid19. “Não está a ser fácil”, confessa Jorge Navalho. Para o 2º Comandante dos Soldados da Paz, “a população das duas uma: ou não vê o que se passa aqui ao lado, ou quer testar a sorte”. Isto porque, “o principal que haviam de fazer para se ajudarem (a eles e a nós) era ficar em casa e isso não está a acontecer”, lamenta.