Poesia e Pintura une duas gerações na Comemoração do Dia da Mulher

Os poemas de Sophia de Melllo Breyner Andersen e as pinturas de Maria Helena Vieira da Silva envolveram o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a 6 de Março, por parte da Junta de Freguesia de Amora que contou com a parceria com a Casa do Educador. Na plateia, esteve um público muito especial: algumas crianças do Centro de Assistência Paroquial de Amora (CAPA).

No Auditório da Junta de Freguesia de Amora, duas gerações prestaram homenagem às mulheres, elegendo-se para as representar dois enormes vultos da Cultura, no feminino, em Portugal: Sophia de Melllo Breyner Andersen e Maria Helena Vieira da Silva .
Aos “netos” do CAPA juntaram-se os “avós” da Casa do Educador, que embalaram os mais pequenos com a história “A Menina do Mar” e alguns dos poemas mais icónicos da escritora e poetisa portuguesa. O momento foi didático e, igualmente, aproveitado para sensibilizar para a importância e necessidade de ainda haver um dia dedicado à Mulher.

“Este dia teve origem na luta por uma melhor situação sobretudo das mulheres, que lutaram por um horário de apenas 8 horas de trabalho, sabiam?”, começou por indagar a jovem plateia, Manuel Araújo. “Hoje em dia para vocês isso também pode parecer muitas horas porque têm pouco tempo com os pais”, rematou, recebendo acenos de concordância da audiência, o Presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Mas o Dia Internacional da Mulher vai além disso. “Este dia é aproveitado para relembrarmos as lutas das mulheres por melhores condições de vida, por verem os seus direitos reconhecidos e respeitados, porque sabemos que ainda há muitas mulheres vítimas de violência e de muitas outras injustiças”, explana, ainda o autarca. E para isso, nada melhor que, sob o signo de Sophia de Mello Breyner Andersen e Maria Helena Vieira da Silva, se dar início a uma semana dedicada às Mulheres.

No Auditório, a exposição com a assinatura da Casa do Educador mostra a cumplicidade destas duas mulheres: as palavras de uma serviram de inspiração às pinceladas de outra e é esta peculiaridade – pouco conhecida – que foi aqui explorada. E no fim-de-semana, em parceria com o CDR Águias Unidas, o Dia da Mulher foi assinalado com uma Caminhada de 6 km, entre a sede do Clube e a Quinta do Pinhão (zona entre Verdizela e Aroeira). No dia 17 de Março, a Escola Secundária Manuel Cargaleiro, vai ser palco de um debate onde se pretende sensibilizar os jovens para “Os Direitos da Mulher no Séc. XXI”.